Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Atriz de S.Bernardo faz 'A Hora da Estrela' em SP
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
10/02/2002 | 15:40
Compartilhar notícia


“Macabéa tem a sutileza da poesia”, afirma a atriz Célia Borges, de São Bernardo. Com passagem pela ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André, Célia interpreta Macabéa, personagem principal da peça A Hora da Estrela, adaptada e dirigida por Naum Alves de Souza para o livro homônimo de Clarice Lispector. A estréia está prevista para o dia 27 deste mês no Teatro Imprensa, em São Paulo.

Cintia Abravanel, filha do apresentador e empresário Silvio Santos, assina a produção da montagem, orçada em R$ 1,4 milhão (incluído o plano de mídia para uma temporada de doze meses). A cenografia também é de Naum, um dos nomes mais importantes das artes cênicas brasileiras – é dele a concepção de O Grande Circo Místico, espetáculo baseado na poesia de Jorge de Lima que o Balé Teatro Guaíra dançou sob a música de Edu Lobo e Chico Buarque.

A atriz chegou ao papel principal de A Hora da Estrela por meio de testes. Cida Almeida, da Cia. Os Impossíveis, da qual Célia é uma das integrantes, avisou-a sobre as audições. Foram quatro baterias até surgir o elenco. “Logo que vi a Célia, percebi que ela seria o rosto ideal para Macabéa. Os testes provaram que ela é uma excelente atriz e tem a candura e a simpatia que Macabéa pede”, diz Naum.

O diretor, dramaturgo e cenógrafo queria atores com experiência de palco, mas sem a projeção da TV. “É fundamental a presença de atores desconhecidos do grande público. São personagens anônimos. Macabéa é uma das milhares de nordestinas que vêm para o Sudeste. Se colocasse em cena um ator global, haveria uma identificação imediata com a última novela”, afirma.

Personagem – “Macabéa é pura, não tem malícia nem ambição. Veste-se mal, não se preocupa se amanhã não terá o que comer. Mas não é idiota”, diz Célia. Trata-se de personagem intrigante. O narrador do livro, que Clarice chamou de Rodrigo S.M., refere-se a Macabéa desta forma: “A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava”.

De início, Célia resistiu a uma aproximação com Macabéa, descrita na obra como uma nordestina feia e miserável. É um perfil no qual a atriz não se encaixa. “Preveni a Célia de que iriam chamar a Macabéa de feia e raquítica o tempo todo e falei para ela separar o teatro da vida”, afirma Naum. Encarar o desafio da interpretação motivou a atriz: “A proposta do Naum foge da minha formação, que é o teatro de máscaras, o clown, a commedia dell‘arte.” O perigo é cair na caricatura, estereotipar.

Naum define a montagem como uma comédia dramática. Ainda que uma aparente simplicidade caracterize a protagonista. “Há coisas profundas e sofisticadas no pensamento de Macabéa. Um exemplo disso é quando ela fala que vive de pouquinho para não gastar a vida”, afirma Naum.

Cintia é categórica quanto à montagem. “É um espetáculo difícil de ser feito, uma história ao mesmo tempo engraçada, triste e apaixonante. A Macabéa desperta todo tipo de sentimento. Às vezes temos vontade de chacoalhar a personagem para que ela acorde para a vida, às vezes queremos pegá-la no colo”, diz.

Marcélia Cartaxo levou o prêmio de melhor atriz nos Festivais de Berlim e Brasília por sua atuação no longa-metragem homônimo de Suzana Amaral baseado no livro. Para não se influenciar, Célia, de 27 anos, não assistiu ao filme – uma obra-prima, por sinal –, que estreou em 1985. Embora sinta a responsabilidade do papel, Célia rejeita comparações: “Não preciso ser melhor que a Marcélia, nem igual. Somos diferentes”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.