Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Carnaval antecipado anima a economia
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
13/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Se no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, 2008 terá uma vantagem. A festa mais cedo – na primeira semana de fevereiro – e o ritmo da economia impulsionado pelo desempenho em 2007 devem fazer a diferença em comparação a outros primeiros trimestres.

Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam a sabedoria popular. Os primeiro trimestres geralmente apresentam queda do PIB (Produto Interno Bruto). Mesmo em anos em que a soma de todas as riquezas do Brasil cresceu, os três meses iniciais também tiveram resultado negativo.

Segundo Pedro Vartanian, da Trevisan Consultoria, há um aspecto cultural envolvido. “Muitos empresários marcam visitas de negócio para depois do Carnaval. Então, nesse período não há muita movimentação”, explica.

No entanto, a culpa por esse atraso no crescimento não é somente da festividade. “Colabora, sim, para esse enfraquecimento, mas é só um dos aspectos.” De certo modo, o Carnaval é mais como um ponto de referência do que uma causa lógica da desaceleração.

Um dos motivos é própria sazonalidade da indústria. “As fábricas em janeiro concedem férias coletivas. Isso paralisa o setor industrial e os outros setores acompanham”, conta Vartanian.

Além do Carnaval mais cedo, o consultor cita o embaldo do crescimento econômico em 2007 como um motivo para que esse ano seja diferente. “Esse trimestre deve ser fortemente aquecido em comparação ao último de 2007 porque a economia está muito impulsionada”, explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.