Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Parceria educativa entre Mauá e 'Diário'será lançada quinta
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
01/04/2003 | 22:13
Compartilhar notícia


A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Mauá, em parceria com o Diário, lança nesta quinta o suplemento semanal Diário na Escola/Mauá (Diário na Comunidade Educativa), que será publicado às quintas-feiras, no caderno Setecidades. A página estimula a prática da educação dentro e fora da escola por meio de temas integrados, como educação ambiental, tecnologia, mídia e etnia, entre outros. O evento de lançamento será nesta quinta, às 8h30, no teatro municipal de Mauá (rua Gabriel Garcia Marquez, s/nº), Paço Municipal, com um café da manhã seguido de palestra do presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). Gadotti vai falar sobre A Importância da Educação Integradora Participativa.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Mauá, Luiz Roberto Alves, o Diário na Comunidade Educativa terá vários propósitos: servir de instrumento de trabalho para a própria rede de ensino e também para que se possa dialogar com outras escolas e educadores da região com acesso ao Diário. “Segundo Paulo Freire, aprender e ensinar devem constituir um processo contínuo, e nesta troca de experiências, por meio do jornal, muito se ensinará, mas também, muito será aprendido. Daí a importância do Gadotti no lançamento do projeto.”  

Segundo Alves, Mauá conta hoje com 30 escolas e cerca de 30 mil alunos (crianças, jovens e adultos), incluindo os que participam de eventos culturais, artísticos e esportivos na cidade. “Além da escola, o esporte também pode educar, bem como a arte. Nossa meta será integrar, e que a educação não se restrinja aos professores. Os pais, alunos, enfim, a comunidade toda poderá se envolver no processo.” Alves disse que a publicação também será lida em aulas públicas com a participação da população.

De acordo com um dos educadores que coordena o projeto, José Cavalhero, “pensar a educação de uma forma integrada, dentro e fora da escola, é uma concepção de vanguarda, porém, estes princípios de pensamento já caracterizavam o ensino na Grécia antiga, onde a pólis (termo grego para cidade) era um local de aprendizagem”.

Segundo Cavalhero, o jornal é um veículo que pode reunir os mais variados leitores em torno do mesmo tema. “A proposta não é uma página voltada apenas para professores. Queremos demonstrar que fazer educação não depende só da escola, mas de toda a sociedade.”  

Para Cavalhero, o fato de se poder discutir com os leitores, sob um enfoque educativo, temas emergentes como igualdade social, diversidade cultural e meio ambiente são uma oportunidade importante de tornar as pessoas mais conscientes de seus papéis na sociedade. Para ele, a escolha de Moacir Gadotti para a palestra de abertura não poderia ter sido melhor. “A própria presença dele amanhã, em Mauá, já demonstra uma ação educativa da secretaria, pois ele tem uma relação muito estreita com as propostas de Paulo Freire, cujas teorias, aliás, norteiam as nossas ações aqui em Mauá.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.