Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

FHC vai receber sindicalistas na quinta
Do Diário do Grande ABC
26/01/1999 | 21:01
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos do Grande ABC e de Sao Paulo esta quarta-feira ao governador Mário Covas (PSDB) e na quinta-feira ao presidente Fernando Henrique Cardoso um projeto de reduçao de impostos que resultaria numa queda média de 11% nos preços dos carros, segundo informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sao Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

Os próprios representantes dos trabalhadores condicionam a aprovaçao da proposta à suspensao dos reajustes de 1,6% a 11% anunciados recentemente pelas montadoras. A reduçao média de 11% valeria para a tabela de preços do início de janeiro - sem o aumento creditado à mudança cambial.

A proposta prevê reduçao de 20% a 50% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que é determinado pelo governo federal, e de parte do Imposto sobre Circulaçao de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos governos dos Estados produtores de automóveis. A idéia é que a reduçao tenha duraçao de três a seis meses, até que o projeto de renovaçao da frota de carros - que estabelece outros incentivos para o mercado de automóveis - seja aprovado.

O projeto, que uniu dois sindicatos rivais - um filiado à Central Unica dos Trabalhadores (CUT) e o outro à Força Sindical -, tem como principal objetivo a manutençao de empregos por conta do aumento das vendas de veículos. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, disse estar confiante que Fernando Henrique vai apoiar a proposta, até porque "restabeleceria a confiança da populaçao na política econômica".

O presidente da Associaçao Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), José Carlos Pinheiro Neto, afirmou hoje que as montadoras estao dispostas a discutir a manutençao de empregos em troca da reduçao de impostos. A suspensao dos reajustes anunciados por conta da desvalorizaçao do real, no entanto, ainda nao foi discutida pelo setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.