Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Seis policiais e 41 talibãs morrem em confronto no Afeganistão
Da AFP
15/04/2006 | 14:13
Compartilhar notícia


O confronto de sexta-feira na zona sudoeste de Kandahar, sul do Afeganistão, antigo reduto do líder do regime talibã, mulá Omar, resultou na morte de 41 talibãs e seis policiais afegãos, em um dos combates mais sangrentos dos últimos meses no país.

"Quarenta e um talibãs morreram e um grande número de rebeldes ficou ferido, ao mesmo tempo que seis policiais faleceram e nove sofreram ferimentos", afirmou o governador da província de Kandahar, Assadula Khalid.

No entanto, os talibãs admitiram apenas a morte de dois membros e afirmaram que as outras vítimas são civis. Os confrontos prosseguiram neste sábado entre os rebeldes e as tropas afegãs, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O chefe de polícia do distrito faleceu e o administrador distrital ficou ferido, acrescentou o governador. O balanço é um dos mais sangrentos dos choques registrados nos últimos meses entre talibãs e as tropas militares.

Três civis também ficaram feridos, segundo o governador. Depois do início do confronto, nos arredores de Singesar, 40 km ao sudoeste de Kandahar, os habitantes da região fugiram em desespero. Treze talibãs foram presos durante a operação na cidade, onde viveu por muitos anos o líder dos talibãs, o mulá Omar.

Omar fugiu a após a queda do regime em 2001, provocada pela intervenção militar da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. Yusuf Ahmadi, porta-voz dos talibãs, reivindicou a morte do chefe de polícia e de outros 12 oficiais, ao mesmo tempo que admitiu somente a morte de dois milicianos, além de três feridos.

A batalha envolveu dezenas de talibãs e centenas de membros das forças oficiais afegãs, apoiados por helicópteros da coalizão liderada pelos Estados Unidos, que dispararam vários foguetes. "Quando as forças da coalizão começaram a bombardear a zona, os civis já haviam abandonado a localidade", disse o governador Khalid.

"Nós pretendíamos fazer um piquenique quando começou a batalha", afirmou à AFP Zahir Shah, que disse ter visto entre 200 e 250 talibãs na região do combate. Outra operação, executada por 2,5 mil americanos e afegãos na província oriental de Kunar, não deu resultados concretos até o momento.

Um comunicado oficial da coalizão afirma que não foram estabelecidos contatos importantes com os rebeldes. As autoridades afegãs informaram que dois rebeldes morreram na sexta-feira na operação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.