Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 23 de Maio de 2024

Setecidades
>
Reciclagem
Programa Moeda Verde é finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Evento visa reconhecer e recompensar financeiramente iniciativas que promovem soluções efetivas de inclusão e transformação social

Da Redação
11/05/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Moeda Verde faz troca de 5 quilos de materiais recicláveis por 1 quilo de hortifrúti fresco (FOTO: Alex Cavanha/PSA)


Importante política pública de incentivo à reciclagem e à alimentação saudável em Santo André, o programa Moeda Verde é finalista da 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e recompensar financeiramente ações classificadas como tecnologia social, ou seja, que surgem para solucionar algum tipo de problema social e que são de fácil aplicabilidade e replicabilidade. 

“Este é mais um reconhecimento das transformações importantes que ocorrem graças ao Moeda Verde, como redução da insegurança alimentar e ampliação da reciclagem, trazendo mais dignidade a famílias que residem em comunidades carentes da cidade”, afirma o prefeito Paulo Serra. O programa foi criado em 2017 pelo Núcleo de Inovação Social da Prefeitura e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). 

Na 12ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, o Moeda Verde poderá ser selecionado entre dez iniciativas de tecnologia social que vão ganhar apoio de até R$ 500 mil cada. A premiação ocorrerá durante a Semana Nacional de Tecnologia Social, realizada de 18 e 21 de junho, em Brasília. 

A escolha das novas tecnologias sociais premiadas será feita no dia 17 de junho pela Fundação Banco do Brasil em conjunto com parceiros, especialistas e convidados, além de uma votação popular. A revelação do vencedor acontecerá no encerramento do evento. 

A Semana Nacional de Tecnologia terá palestras, mesas e debates e exposições de tecnologias sociais e produtos de economia solidária e sociobiodiversidade. A lista com as finalistas do prêmio pode ser conferida em https://transforma.fbb.org.br/.

Certificado de tecnologia social – Em abril, o programa Moeda Verde foi uma das 87 iniciativas certificadas pela Fundação Banco do Brasil como novas tecnologias sociais, entre 888 programas e projetos de todo o Brasil que foram inscritos.  

Com isso, agora o Moeda Verde faz parte do acervo da Plataforma Transforma!, que reúne milhares de programas e projetos nas áreas de meio ambiente, alimentação, renda, saúde, energia, recursos hídricos, educação e habitação que possuem a mesma certificação.  

No começo de maio, a iniciativa também foi selecionada entre 20 finalistas para receber uma premiação de R$ 50 mil. A verba será utilizada para promover melhorias ao programa, que permite que os participantes troquem cinco quilos de recicláveis por um quilo de alimento do tipo hortifrúti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.