Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 18 de Maio de 2024

Política
>
Segunda Visita
Lula volta a Porto Alegre junto com nove ministros

Presidente leva os auxiliares, inclusive Haddad, para ver de perto estragos da cheia do Guaíba

Da Redação
05/05/2024 | 08:30
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/PR


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao Rio Grande do Sul hoje, para acompanhar a evolução das medidas contra enchentes no Estado. O chefe do Executivo estará acompanhado de nove integrantes da Esplanada, incluindo Fernando Haddad (Fazenda). O petista visitará a Capital, Porto Alegre.

As chuvas torrenciais já deixaram 57 mortos no Estado. Além disso, há 67 desaparecidos. Dos 497 municípios gaúchos, 281 já foram afetados, no que é considerado o pior desastre climático do Estado. Na capital, o nível do Rio Guaíba bateu recorde. O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, suspendeu as atividades por tempo indeterminado, e há registros de blecautes e falta de água na cidade. A rodoviária e o centro histórico foram alagados.

Dos ministros que acompanharão o presidente, além de Haddad, Pimenta também citou Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

O presidente esteve no Rio Grande so Sul na quinta-feira , mas desembarcou em Santa Maria, no centro do Estado, também acompanhado de ministros e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Na ocasião, o petista prometeu que não faltariam esforços nem recursos do governo federal para minimizar os impactos das chuvas.

Neste sábado, Pimenta e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, voltaram ao Estado, para instalar em Porto Alegre um escritório de monitoramento para acompanhar a tragédia.

A prioridade, segundo ele, é o resgate a pessoas em locais de risco e assistência aos que estão em abrigos. “Já estamos nos organizando para toda a situação de restabelecimento, porque a gente precisa estar preparado para, a partir de segunda-feira, intensificar uma série de atividades, de saúde, de escolas, de energia, de conectividade”, emendou o ministro. (Estadão Conteúdo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.