Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Editorial
>
Editorial
Vitória da sociedade
Da Redação
18/04/2024 | 08:44
Compartilhar notícia


A convocação pela Câmara do secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, que deve se confirmar na próxima sessão, fornece uma ideia do quão grave é a crise no Hospital da Mulher, abalado por série de denúncias de negligência e erros médicos. Em quase sete anos e meio da administração do prefeito Orlando Morando (PSDB), que assumiu em janeiro de 2017, nunca um integrante do primeiro escalão foi intimado para prestar esclarecimentos no Legislativo. A gravidade do momento, todavia, justifica o ineditismo da medida. Mortes e procedimentos malfeitos não podem ficar impunes, dizem, ao assinar o requerimento, os vereadores são-bernardenses, inclusive os governistas.

Reple deve explicações à sociedade. Sua intimação pelos vereadores representa avanço significativo na busca pela justiça e responsabilização dos envolvidos. É essencial que o secretário apresente informações precisas e transparentes sobre as falhas que ocorreram, identifique os responsáveis e esclareça quais medidas estão sendo tomadas para prevenir a repetição desses eventos. É preciso fornecer explicações convincentes sobre a nomeação do médico ginecologista Rodolfo Strufaldi para a diretoria do Hospital da Mulher, já que, algum tempo atrás, o profissional teve a capacidade técnica questionada por Morando, que, por isso, demitiu-o da gestão da rede básica – ao vivo, na TV.

Os casos assustadores ocorridos no Hospital da Mulher – que vieram à tona a partir do momento em que este Diário publicou no domingo o primeiro deles, o de uma jovem mãe que quase morreu após receber alta com uma compressa esquecida no interior de seu corpo – chocaram a sociedade. Os episódios terríveis parecem não ter fim. A Polícia Civil investiga também as mortes de uma gestante e de um bebê. Estão de parabéns os vereadores de São Bernardo, que deixaram as cores partidárias de lado e fizeram o que a população deles espera. A convocação do secretário de Saúde para explicar o colapso do Hospital da Mulher é derrota fragorosa do governo – e vitória retumbante da sociedade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.