Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 27 de Maio de 2024

Setecidades
>
Memória
Craques são-bernardenses. Elzo Lazzuri, o maior. Constantino Vertematti. Coppini do Saad. E a seleção de todos os tempos...

Luiz Marotti fala dos craques da sua cidade. A lista começa nos anos 30 e vai aos anos 70

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Sem recorrer a anotações, em pé, ao lado do terreno que um dia foi seu campinho de futebol – 80 anos atrás – Marotti elege quatro goleiros: os irmãos Bonini, Elio, Silvio e Rolim, mais Beltran Asêncio - que brilhou no futebol de campo e de salão, o eterno Fotógrafo da Cidade.

Na zaga: Primo Gerbelli, Constantino Vertematti (que morreu depois de uma partida em Santo André, em 1934), Polaco, Orico Marques (o fundador do Palestra, ex-Esporte), Cândido, Mesquita, Dilso Maranesi, Cacuá (lateral que jogou no Corinthians), Farina, Tonhão Guazzelli e Sétimo Lazzuri.

Atacantes: Zé Lentini, Branca, Valdemar Stangorlini, Joãozinho Setti, Piola, Margonari, Claudio Takeshita, Rubens Zanini e Ricieri.

- E quem foi o maior de todos, Marotti?

- Foi o Elzo Lazzuri.

- E o Coppini?

- Outro craque.

- E você?

- Eu corria tanto que era chamado de Flecha.

NOTA DA MEMÓRIA – A página de hoje virou lista telefônica? Saibam, senhores, que cada um desses nomes lembrados pelo Luizinho Marotti fez história no futebol de São Bernardo e não podem ser esquecidos. 

Amanhã, Marotti fala das craques. Cristiane e Formiga foram de São Bernardo, para depois brilharem na Seleção Brasileira.

NO AR

A entrevista completa de Luiz Marotti, de quase 50 minutos, passa a integrar o acervo do Centro de Memória de São Bernardo. A edição, ilustrada, está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras redes.

Crédito da foto 1 – Acervo: Projeto Memória

COPPINI. O menino de ouro do futebol de São Bernardo. Fez história no Saad. Marotti diz que Coppini foi o segundo maior jogador de futebol na história da cidade, “depois do Elzo Lazzuri”, que fez dupla de ataque com Mazzola no Palmeiras.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Lições de História - final

Texto: Milton Parron

No último ‘Memória’ da série de seis sobre o golpe militar de março de 64, que culminou com a deposição do presidente João Goulart, estabelecendo uma ditadura que perdurou por mais de 20 anos, destaque para os governos Medici, Geisel e Figueiredo.

Garrastazu Medici notabilizou-se por suas obras faraônicas, entre as quais a Transamazônica e a ponte Rio Niterói. 

Ernesto Geisel deu o início tímido ao retorno da democracia

João Batista Figueiredo, administração marcada por uma enorme crise econômica, mas foi quando efetivamente se encerrou o ciclo ditatorial militar.  

São também destaques desta edição: os movimentos pela anistia total e irrestrita, as ‘Diretas Já’ e o fim do bipartidarismo. 

Memória - Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (86.3 e 90.9). 64, revolução ou golpe – VI (final). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, na virada para domingo; amanhã às 7h, com reprise na sexta-feira, dia 26 de abril, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Arquivo de Memórias Musicais

A boa música brasileira – em reprise para uma canja ao apresentador, na sua festa de aniversário. 

Apresentação: José Clovis. Produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.

Canta Itália

Todo romantismo e emoção da música italiana.

No “Momento Memória”, a história do primeiro lote colonial da Linha Jurubatuba, em São Bernardo, cultivado pela família Dalessio.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 23h; quarta-feira, às 20h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 20 de abril de 1994 – ano 36, edição 8678

MANCHETE – Santo André dá 45% e servidor faz protesto: a reivindicação era de 126,21%.

MEMÓRIA – Saia o nº 10 da revista Raízes, de São Caetano, então editada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Editor: Aleksandar Jovanovic (ex-Diário).

ACIDENTE – O atacante Dener, 23 anos, do Vasco, morreu ontem de manhã (19-4-1994) em acidente de carro no Rio de Janeiro.

EM 20 DE ABRIL DE...

1924 - Clube Atlético Juventus fundado no bairro da Mooca, em São Paulo – é o centenário do “Moleque Travesso”.

1959 - Trabalhadores da Fiação e Tecelagem Santo André deflagravam greve.

1979 - Moradores depredavam a histórica capela de São Sebastião, no centro de Rio Grande da Serra. Outros moradores, liderados pela advogada e memorialista Gisela Leonor Saar, conseguiram impedir uma depredação maior. 

Instalado o XII Congresso dos Lions Clubes, em Santo André. Vieram caravanas de 60 clubes dos Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Aliança Clube, de São Bernardo, contratava o zagueiro Dárcio, ex-Portuguesa de Desportos e natural de Santo André.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Águas de Santa Bárbara (1868), Caraguatatuba (1857), Cunha (1858) e Paranapanema (1945).

No Rio Grande do Sul: Campestre da Serra, Ipiranga do Sul, Lagoão, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul.

E mais: Carinhanha (BA), Figueira (PR), Lagarto (SE) e Pesqueira (PE).

HOJE

Dia do Diplomata

Dia do Disco de Vinil.

Santo Teodoro 

20 de abril

Seu nome significa "dom de Deus". Foi bispo e viveu entre os séculos VI e VII.

Ilustração: Nossa Sagrada Família




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.