Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 26 de Maio de 2024

Setecidades
>
Memória
Futebol em São Bernardo. Os antigos clubes. As chuteiras bico-duro. Havia almofadinhas... ...e os pretos do...

Na altura do quilômetro 21 da Via Anchieta, no fundão da Vila Duzzi, Luiz Marotti vai relacionando times que fizeram história na primeira metade do século XX

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


A rivalidade maior era entre o EC São Bernardo e o Palestra Itália. Dizia-se: Almofadinhas, Pós-de-Arroz ou (impublicável) versus os Pretos do Palestra.

E mais: Vila Baeta FC, Meninos FC, Vinte de Setembro, Paulistano.

Cada time, um campo de futebol: São Bernardo e Palestra em plena Rua Marechal Deodoro, numa distância entre os campos de alguns quarteirões apenas, antes e depois da Matriz.

O Vinte de Setembro, nas Colônias, no espaço da atual Praça Giovanni Breda.

O Vila Baeta – Marotti já contou ontem aqui em Memória – tinha campo na Avenida Pereira Barreto, onde está o shopping Metrópole.

O Paulistano, no Morro do Fiori, na divisa de São Bernardo com Santo André.

O Meninos, na Estrada do Vergueiro, atual Avenida Dr. Rudge Ramos – depois mudou para o início da Avenida Caminho do Mar, onde está a Praça Oriental hoje.

Várias fábricas de móveis tinham seu time. Dos anos 1950 para cá surgiram clubes fortes como a SE Irmãos Romano, Volkswagen Clube, Simca e Mercedes.

O campo do Tognato, gramadinho, era tão bom que o Palmeiras ali treinava, hospedando-se no Hotel Binder. Imaginem: Djalma Santos e Ademir da Guia batendo bola no campo do Tognato.

NO AR

A entrevista completa de Luiz Marotti, de quase 50 minutos, passa a integrar o acervo do Centro de Memória de São Bernardo. A edição, ilustrada, está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras redes.

Crédito da foto 1 – Acervo: Luiz Marotti

NO CAMPO DO TOGNATO. Nos anos 60, time do Alameda Glória que ganharia dos Marianos por 2 a 1. Em pé (a partir da esquerda), Sebastião, Osvaldo Marotti, Carteiro (goleiro), Alemão, Hélio de Souza Mello (do Café São Bernardo), Marião e Odo; na linha, Alfredo, Muniz, Bade, Ulisses e ele, Luizinho Marotti

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 19 de abril de 1994 – ano 36, edição 8677

MANCHETE – Scania faz acordo e greve na Mercedes pode acabar hoje (19-4-1994).

ENTERRO DO FUTURO MINISTRO – Estudantes da Faculdade de Direito de São Bernardo fizeram ontem à noite (18-4-1994) o enterro simbólico do professor Enrique Ricardo Lewandowski, titular da cadeira de Sociologia.

O futuro ministro assumira há 13 anos o cargo de juiz do Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo e desde então não aparecida na faculdade para dar aulas.

PONTO DE VISTA – Índios acuados e humilhados.

O Dia do Índio é data para discutir soluções para a questão indígena.

Artigo: José Marqueiz, jornalista.

Crédito da ilustração 2 – Fernandes/Banco de Dados

MARQUEIZ. Prêmio Esso Nacional de 1973 e especialista na nação indígena

NAS ONDAS DO RÁDIO

Grande ABC e Você

Casa da Criança Padre Capra, hoje Centro Pastoral, na virada dos anos 50 para 60 dirigida pelas irmãs carlistas.

Disciplina e valorização das datas cívicas e históricas. 

Em 21 de abril, Tiradentes.

Em 22 de abril, o Descobrimento do Brasil: 524 anos. 

Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9

EM 19 DE ABRIL DE...

1979 - Fotógrafos do DIÁRIO inauguravam, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, exposição sobre a greve geral de março dos metalúrgicos do Grande ABC. 

Lançado o livro "A Capital do Automóvel (na Voz do Trabalhador)", de Antonio Possidonio Sampaio (Volume 1. São Paulo: Ed. Populares, 1979 - Coleção problemas brasileiros).

HOJE

Dia do Exército Brasileiros

Dia Interamericano do Índio

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário da cidade de Santo Expedito.

Pelo Brasil: Alto Boa Vista e Barra do Bugres (MT), Camaquã e Rosário do Sul (RS), Maracás (BA) e Vitória do Mearim (MA).

Santo Expedito

19 de abril

Padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Patrono das causas urgentes.

Temos a Paróquia de Santo Expedito em São Bernardo, na Avenida Luiz Pequini, somando o orago com Santa Luzia.

O músico Romeo Tonelo, de Santo André, é o autor do Hino a Santo Expedito.

Fonte: santinho distribuído nas igrejas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.