Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Saúde mental
Projeto de Sto.André ganha prêmio internacional pela Opas

Trabalho foi reconhecido como uma das 30 iniciativas mais significativas de 2023

Da Redação
16/04/2024 | 10:07
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/PMSA


Trabalho de geração de renda realizado pelo Nupe (Núcleo de Projetos Especiais), vinculado à rede de atenção psicossocial de Santo André, foi reconhecido pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) como uma das 30 experiências mais significativas do MCCS (Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis). No total, foram analisados cerca de 200 projetos de diversos países.

O Nupe fica no bairro Camilópolis e promove oficinas de trabalho e geração de renda direcionadas aos usuários da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), com objetivo de inserção no mercado de trabalho, estímulo à qualificação profissional, ao empreendedorismo e à reinserção social. As pessoas em acompanhamento nos serviços da rede pública andreense, que são acometidas de transtornos mentais e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas, são encaminhados para atuarem nas frentes de trabalho ou nas oficinas.

“O trabalho realizado pelo Nupe resgata a autonomia, a reorganização pessoal, além de proporcionar uma nova expectativa de vida para essas pessoas”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

São seis as áreas de geração de renda do Nupe: Belisc, oficina de culinária com a produção de pães, bolos, salgados, lanches e doces que presta serviços de coffee breack e fornecimento de Kit Lanches; o Coletivo Cupins, oficina de silk screen e xilogravura, com a prestação de serviço de silk screen em algodão e em tecidos sintéticos, produção autoral de xilogravuras e confecção de itens de papelaria com as artes; a Orquiflora, cultivo de cactos, suculentas e orquídeas; o Panos e Linhas, confecção de bolsas, sacolas e brindes coorporativos em algodão, tecido sintético e banner; o Refazer Arte em Madeira, marchetaria, com a produção de pequenas peças de artesanato autoral; e a UAU Imagens, serigrafia digital em superfícies diversas. A partir das vendas ou prestação de serviços o núcleo gera renda, que é compartilhada entre todos os participantes.

Atualmente, o Nupe conta com 55 usuários/empreendedores distribuídos nas diferentes frentes de trabalho. Em 2023, a ressignificação dos banners possibilitou a partilha de cerca de R$ 37 mil entre os usuários/empreendedores do serviço, de acordo com a quantidade de horas de empenho dedicado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.