Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Internacional
>
No Conselho de Segurança da ONU
Irã diz que ação contra Israel foi 'necessária e proporcional'
14/04/2024 | 21:31
Compartilhar notícia
FOTO: ONU News/Divulgação


O Irã defendeu durante reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada neste domingo, 14, que a ação do país foi "necessária e proporcional". A ofensiva do sábado ocorreu em resposta ao ataque realizado contra uma instalação diplomática do regime de Teerã em Damasco, na Síria, do qual o país aponta Israel como responsável pelo ataque. O Estado judeu não assumiu a autoria.

De acordo com o embaixador do Irã na ONU, Saeid Iravani, a ação do Irã foi realizada em conformidade com as regras estabelecidas pela ONU.

"O Irã exerceu o direito de autodefesa", disse o diplomata, acrescentando que Israel busca escalar as tensões no Oriente Médio para manter a pobreza na região. "O Conselho de Segurança deve trazer medidas punitivas para que esse regime pare com o genocídio promovido em Gaza", afirmou Iravani.

Segundo o representante do Irã, o Estado muçulmano não quer espalhar conflitos no Oriente Médio. "Os grupos de resistência não são nossos representantes, eles são legitimados e lutam contra a agressão de Israel nos territórios ocupados pelos israelenses na Palestina", acrescentou.

Iravani também acusou os Estados Unidos como responsáveis pelas ofensivas feitas por Israel e chamou o Estado israelense de mentiroso com relação às acusações feitas no Conselho de Segurança da ONU.

"Não temos a intenção de engajar em conflitos com os Estados Unidos ou outros países", afirmou o representante do regime de Teerã, acrescentando que usará o seu direito de defesa caso os EUA realizem operações militares contra o Irã em meio à escalada de tensões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.