Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Netanyahu: Israel está preparado para ataque direto do Irã e sistemas de defesa estão a postos
13/04/2024 | 17:36
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado que o país tem se preparado para um ataque do Irã há anos, mas principalmente nas última semanas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o premiê assegurou que o sistema de defesa está a postos para qualquer cenário que eventualmente surgir.

Netanyahu reforçou o compromisso em responder a ações que prejudiquem os israelenses. "Nos defenderemos de qualquer ameaça e o faremos com frieza e determinação", assegurou ele, que ainda pediu que os cidadãos mantenham a calma.

O líder político também aproveitou para agradecer Estados Unidos, Reino Unido e França pelo apoio que têm demonstrado nos últimos dias.

Segundo múltiplos veículos da imprensa internacional, uma ofensiva do Irã é esperada para as próximas horas, em retaliação por uma investida que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Pirataria

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou o Irã de promover uma "operação de pirataria" ao atacar um navio ligado a Israel perto do Estreito de Ormuz, neste sábado. A embarcação tem bandeira portuguesa, mas pertence a uma empresa filiada ao bilionário israelense Eyal Ofer.

Em publicação no X (antigo Twitter), Katz chamou o governo iraniano de "regime criminoso" que apoia o Hamas e viola a lei internacional.

O chanceler pediu que a União Europeia declare a Guarda Revolucionária iraniana uma organização terrorista e imponha sanções contra o país persa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.