Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 2 de abril de 2024
Da Redação
02/04/2024 | 07:54
Compartilhar notícia


Golpe – 1

‘60 anos do golpe: O Grande ABC na luta’ (Política, dia 31). Que material magnífico foi reunido pelo Diário para mostrar a essa juventude despolitizada das sete cidades o quanto a região foi fundamental na luta pelo restabelecimento da democracia no Brasil. E fiquei muito satisfeito ao ler que um pesquisador norte-americano, John D. French, depois de amplo mergulho nos arquivos deste jornal, atestou que o Diário foi “seguramente” o veículo de comunicação que mais bem cobriu e noticiou o movimento grevista que eclodiu no fim dos anos 1970 e, conduzido pelo metalúrgico pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presidente da República, foi fundamental para derrubar a ditadura. Que orgulho para nós!

Antônio Ozeiro Tabul

Diadema

Golpe – 2

Prezado Adauto Campanella, muito grato pela sua contextua-lização sobre o golpe de 1964 publicada neste periódico em 31 de março de 2024 (Golpe-64). Aparentemente alguns missivistas não conhecem a historia e rogam pelo AI-5. Ditadura nunca mais! 

Caio Augusto de Carvalho

Santo André

Golpe – 3

Sem ódio ou clima de vingança, a nossa laboriosa imprensa, de forma oportuna, revisita fatos históricos da fatídica, desumana, e horrenda ditadura de 1964 no País, em que toda a população brasileira, sem o direito de ir e vir, ficou literalmente refém das Forças Armadas. E com a Lei da Anistia, assinada em 28 de agosto de 1979 pelo então presidente João Batista Figueiredo, que dava o perdão aos perseguidos políticos, chamados de subversivos pelos militares, abriu caminho para a redemocrati-zação no Brasil. Porém, o certo é que esse nebuloso período não pode ser jamais esquecido. Que jovens ou não jovens brasileiros tenham a oportunidade de ler e tomar conhecimento destes fatos, que, infelizmente, ocorreram no País e que o acéfalo e anarquista ex-presidente Jair Bolsonaro tentou, com sua milícia criminosa, dar um novo golpe de Estado em janeiro de 2023. Fato esse de afronta à Nação, que, felizmente, foi impedido pelas autoridades civis. Ditadura nunca mais! Mesmo porque, até hoje, a população brasileira paga a conta do retrocesso político, econômico e social que nos foi imposto pela ditadura militar de 1964.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Câmara perdulária

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apresenta números que mostram que a Câmara de São Caetano é a mais perdulária do Grande ABC e uma das mais gastonas de todo o Estado (Cena Política, dia 30). Novidade para você, morador da cidade? Claro que não, a cidade que tem um prefeito que gasta à vontade e pouca satisfação dá aos munícipes tem que ter também vereadores que sigam o exemplo e torrem o dinheiro sem a contrapartida de bom atendimento à população. E se não bastasse tudo isso, ainda vamos ter mais dois vereadores eleitos na próxima eleição para a farra ficar ainda maior.

Rodolfo C. Bonventti

São Caetano

Móveis

“Móveis ‘roubados’ e a régua de Lula” (Opinião, ontem). O articulista, conservador, critica o casal presidencial no caso dos móveis inicialmente não encontrados no Palácio da Alvorada. Mas não cita que foi o próprio governo quem divulgou, posteriormente, que foram encontrados fora de seus devidos lugares. Ainda bem que não estavam no sítio do Piquet, como uma grande quantidade de “presentes” que o ex-presidente recebeu, que, por lei, pertencem ao Acervo do Estado e foram, indevidamente, considerados de propriedade privada. Isso sem contar as tentativas de venda de joias recebidas de autoridades estrangeiras, durante viagens como representante do Brasil.

João Paulo Mendes Parreira

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.