Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Memória
Mauá na Inglaterra. A experiência desta arquiteta. Ela apresenta seu trabalho. Em especial divulga a sua cidade.

Jayne Nunes dos Santos participou de um painel na semana passada na Newcastle University e sintetizou a sua experiencia especialmente para esta página ‘Memória’

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


História de lugares

Texto: Jayne Nunes dos Santos

Foi excelente, melhor do que eu esperava. Participei do painel "Production and communities", com mais três expositores. 

Estava presente, assistindo, o arquiteto Sérgio Ferro, importante nome para os estudos da produção da construção civil no Brasil. 

Apresentei o trabalho "The role of the migration in the growth of the city of Mauá -SP (1950-1980)". Foi muito elogiado, principalmente pela importância de se contar as histórias dos lugares a partir do ponto de vista de quem vêm desses lugares e a necessidade de termos novas perspectivas para processos tão estudados, como a expansão da metrópole. 

Conversei com muitos pesquisadores, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da África do Sul, contando mais sobre Mauá e sobre a nossa região.

NOTA DA MEMÓRIA – No link do evento é possível baixar o livro com os resumos apresentados, inclusive o da Jayne.

https://www.tf-tk.com/psic2024

Mauá na obra de Jayne (*)

O trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira parte, apresento um breve panorama do que foi o processo de metropolização de São Paulo e como se desenvolveu, de forma geral, o Grande ABC. 

Na segunda parte, faço uma leitura de obras que trataram da periferia e cunharam termos e conceitos que continuam a ser largamente utilizados atualmente, para pensar como eles incidem na leitura da cidade de Mauá. 

Na terceira parte, apresento uma análise da ocupação da cidade a partir de suas leis – enfatizando um processo legal de ocupação que vai sendo tomado por “ilegalidades” decorrentes das transformações sociais e econômicas na metrópole. 

Na quarta parte, apresento a visão dos moradores, através de depoimentos, que dialogam e ampliam aquilo que aprendemos com a bibliografia – encarnando processos e reconstruindo dinâmicas culturais e sociais que falam de Mauá, mas também falam da metrópole.

(*) Fonte: Leituras da metrópole a partir da cidade de Mauá, Fau-USP, 1919.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Acervo pessoal

EXPERIÊNCIA. Jayne em universidade da Inglaterra: uma exposição sobre o papel da migração no crescimento da cidade de Mauá

DIARIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 3 de abril de 1994 – ano 36, edição 8664

MANCHETE – Grande ABC quer ampliar sua força no Congresso.

Empresários, políticos e intelectuais acham necessária campanha de esclarecimento do leitor. Apontam a falta de união e o baixo poder de articulação dos deputados eleitos pela região.

MEMÓRIA E ESPORTE – São Paulo FC abria o seu memorial. O primeiro museu clubístico mostrava a história da equipe desde a sua fundação. Entre as atrações, Leônidas da Silva e sua famosa “bicicleta”.

EM 3 DE ABRIL DE...

1904 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: às solenidades da Semana Santa compareceram muitos fiéis, quer daqui, quer das povoações circunvizinhas, dando muita animação à nossa vila.

No trem das 7h20 da manhã seguiam para Santos os médicos E. Marchoux, P. L. Semond e Carlos Seidi, com a missão de vistoriar as obras das docas e os planos inclinados da São Paulo Railway, entre Paranapiacaba e a Raíz da Serra.

NOTA – A viagem descrita pelo Estadão realizou-se no sábado, 19 de março de 1904.

Movimento sindical lutava em favor do descanso dominical obrigatório.

1949 - Angelo Raphael Pellegrino tomava posse como o primeiro prefeito de São Caetano.

1979 – Estreava no Teatro Municipal de Ribeirão Pires o espetáculo teatral “Corinthians meu amor”, de autoria de César Vieira, pelo Grupo Tarp (Teatro Amador de Ribeirão Pires).

1989 - Aberto o 1º ciclo de palestras sobre os 100 anos de vida independente do Grande ABC: 1889-1989, promoção do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória), com apoio do Colégio Singular, que cedeu suas instalações. 

Entre os conferencistas, a presença de Thimóteo Camacho, que discorreu sobre a cultura popular em Santo André no início dos anos 60 - Centro Popular de Cultura. 

O ciclo foi até 7 de abril (de 1989).

NOTA – Criado em 1889 (no final do Império) e instalado em 1890, São Bernardo foi um dos primeiros municípios nascidos com o Brasil-República.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Jacareí (1653), Águas de Santa Bárbara (1876) e Cerquilho (1948).

Pelo Brasil: Aracruz (ES), Araranguá e Seara (SC), Belford Roxo (RJ), Entre Rios (BA), Itanhangá (MT), Pedro Osório e Santo Antônio da Patrulha (RS); e Tibau do Sul (RN).

Quarta-feira na Oitava da Páscoa

3 de abril

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e pôs-se a acompanha-los.

Lucas, 24,15

Ilustração: Samira Rosa Madeira, Paixão de Cristo na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, pela Cia teatral “Celebra a Vitória”, direção de Gerú Madeira; 29-3-2024.

Cenário e identificação: no Horto das Oliveiras, Pedro e Thiago, na interpretação dos atores Anthony Mendes e Pedro Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.