Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Memória
Poluição. Repetem-se as manchetes. Por que os descaminhos prosseguem? O que se aprendeu nestes anos todos?

As duas charges republicadas ontem por “Memória”, a de 1975 (Jornal do Brasil, autoria de Lanfranco Rossini, o Lan) e a de 2024 (do Diário, autoria do amigo Gilmar), ensejam novos comentários do professor Antonio de Andrade – com os quais “Memória” concorda plenamente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Consórcio?

Secretarias?

Novos cargos?

Resultado: degradação!

Texto: Antonio de Andrade

Nada mudou (entre 1975 e 2024). Ou, trágica constatação, mudou para pior. As duas charges resumem, de maneira exemplar, o nível de nossa tragédia em relação à nossa qualidade de vida. 

Nesse intervalo de tempo foi criada uma Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Cetesb transformou-se em enorme empresa governamental e, no Grande ABC, surgiram um consórcio e diversos órgãos municipais de defesa do meio ambiente. 

Milhões foram investidos, centenas de cargos criados e o resultado é uma degradação visível nos indicadores de qualidade de vida, com sério impacto na saúde da população. 

Os arquivos municipais, em relação ao assunto (poluição e meio ambiente), são extremamente precários. Quanto o acesso à documentação, altamente burocratizados. 

Quanto às instalações físicas, o caso do Museu de Santo André, que leva o santo nome do Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, é exemplar. Está fechado.

Felizmente resta o esforço isolado, corajoso e quixotesco de personagens sérios, oriundos das camadas populares, como é o caso do advogado Virgílio Alcides de Farias, de Eldorado, eterno batalhador pela melhoria das condições de vida da população. 

Não restam dúvidas, somente através da solidariedade, da organização popular e apoio das instituições de ensino, poderemos almejar algum progresso em prol da preservação e melhoria do ambiente.  

À memória cabe a tarefa de somar esforços e resgatar na história exemplos, ações e personagens que, há décadas, alertaram em relação aos efeitos danosos num futuro próximo. E o futuro chegou.  

Crédito da foto 1 – Acervo: Antonio de Andrade (divulgação)

3 DE JUNHO DE 1975. Reportagem do Diário retratava um drama com desdobramentos que chegam aos dias atuais 

NAS ONDAS DO RÁDIO

Lições de História - 3

Texto: Milton Parron

Terceiro de seis programas rememorando o episódio de março de 1964 que culminou com a deposição do presidente João Goulart

A manobra de Goulart: um plebiscito para escolha entre parlamentarismo e presidencialismo.  

Os atos de rebeldia dos cabos e soldados do Corpo de Fuzileiros Navais.

As ordens de prisão contra eles determinadas pelo alto comando da Marinha.

A anulação destes mesmos atos pelo presidente da República.

Fatos determinantes para a queda de Jango.

Memória

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (86.3 e 90,9). 64, revolução ou golpe - II. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje às 22h; amanhã às 7h, com reprise na sexta-feira, dia 5 de abril, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Arquivo de Memórias Musicais

O samba paulistano de Germano Matias.

Participação do radialista Agnel Ramos. Apresentação: José Clovis. Produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.

Canta Itália

Reprise da edição da última quarta-feira.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de março de 1994 – ano 36, edição 8660

MANCHETE – Acordo que reduz preço do carro vai até julho (de 1994).

SANTO ANDRÉ – Anunciada a construção do novo terminal rodoviário ao lado do Grand Shopping.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de São Bento do Sapucaí (1876), Jambeiro (1876) e Orlândia (1910). 

Em Santa Catarina: Campos Novos, Capivari de Baixo, Cordilheira Alta, Coronel Martins, Macieira, Morro Grande, Ponte Alta do Norte, Sangão, São Cristóvão do Sul, São Domingos do Norte e Vargem Bonita. 

E mais: Barrocas, Luís Eduardo Magalhães e São Francisco do Conde (BA), Ipojuca (PE), Itapemirim e Ponto Belo (ES), Pedra Branca (PB), Plácido de Castro (Acre), São Bento (MA) e São Gonçalo do Piauí (PI).

HOJE

Dia do Futebol Society.

Sábado Santo

30 de março

A meditação junto ao sepulcro do Senhor. Vigília Pascal com a benção do fogo. 

Ilustração: Vatican News (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.