Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Zacarias acena bandeira branca para Paulo Serra
Da Redação
29/03/2024 | 09:27
Compartilhar notícia
Seri


Enquanto o vice Luiz Zacarias (PL) estimula publicamente o clima de palanque contra o Paço de Santo André, mantendo em fogo alto a pré-candidatura ao Executivo, nos bastidores ele começa a dar sinais de arrependimento por ter rompido com o prefeito Paulo Serra (PSDB) – a conta ficou cara demais. Na quarta-feira, dois emissários do liberal foram sondar se o tucano estaria disposto à reconciliação caso uma bandeira branca fosse hasteada. Em 15 dias, o desentendimento entre os líderes da campanha oposicionista já é total: o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil), o ex-prefeiturável Aílton Lima (Republicanos) e a presidente andreense do Partido Liberal, Viviane Cardoso dos Santos, não falam mais a mesma língua. “Virou uma Torre de Babel”, definiu uma fonte da coluna.

BASTIDORES

Há quem assegure que o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), vai surpreender ao anunciar “em breve” o nome do candidato governista à sua sucessão. O tucano estaria considerando a possibilidade de lançar a sobrinha Flávia Morando (foto), filha de sua irmã Márcia, para concorrer no pleito de outubro. Nos últimos dias, o chefe do Executivo passou a levar a parente para agendas públicas, a fim de testar a popularidade dela. Enquanto o tio estuda o que fazer, Flávia deve se filiar ao Republicanos para, caso precise, ter legenda.

Fome

São Bernardo está na lista de 59 municípios brasileiros prioritários para receber apoio técnico do governo federal para reduzir a população famélica e promover alimentação saudável. Portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome assinada na terça-feira informa que a cidade do Grande ABC foi incluída no programada por registrar 810.729 habitantes e possuir 1.166 moradores de rua – uma das 20 maiores populações de toda a região Sudeste. Prefeituras têm até 15 de abril para registrar interesse em participar das ações.

De duas, uma

O vereador Glauco Braido (PSD) subiu o tom contra o prefeito Orlando Morando na sessão de quarta-feira. Durante discussão do projeto de lei que autoriza o governo a contrair empréstimo de R$ 100 milhões para custear obras viárias, criticou o Executivo por ampliar o já alto endividamento da cidade, que seria, proporcionalmente, o terceiro maior do Brasil. “Será que na vida pessoal ele faz a mesma coisa?”, questionou. O legislador disse que o tucano ou é um “mau gestor” ou usa de “má-fé”.

Música e revolução

A jornalista e escritora são-bernardense Bruna Ramos da Fonte recebeu voto de aplauso da Câmara de Santo André, cidade onde mora, pelo lançamento do livro Apenas Uma Mulher Latino-Americana – Em Busca da Voz Revolucionária. Editada pela Rocco, a obra traz ensaios onde a autora utiliza música de protesto, produzida desde o início do século XX, como ponto de partida para abordar diversos assuntos, como política, direitos humanos, desigualdade, guerras, pobreza.

Guerra pré-eleitoral

Pré-candidato a prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (Cidadania) está na espreita à espera de um escorregão nas articulações políticas de seu adversário, o prefeito e pré-candidato à reeleição Guto Volpi (PL), para ampliar seu leque de apoiadores. O iminente ingresso do vereador Leandro Tetinha (PRD) nos quadros do Partido Liberal estaria desagradando alguns parlamentares, que já cogitam, inclusive, desembarcar da base do governo para embarcar na pré-campanha de Roncon. Um deles seria o vereador Sapão (Agir), que estaria se sentindo desprestigiado pelo chefe do Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.