Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

S&P: desafios fiscais com polarização representam fraqueza de crédito para o rating dos EUA
27/03/2024 | 19:44
Compartilhar notícia


Embora tenha reiterado a nota AA+ dos Estados Unidos, a S&P Global Ratings alerta para desafios fiscais que constituem fraquezas de crédito para a maior economia do planeta. Segundo a agência, a elevada polarização política dificulta a formação de consenso na política fiscal e trava o processo de redução do déficit.

A instituição alerta que poderia rebaixar o rating soberano dos EUA nos próximos dois a três anos caso impasses políticos prejudiquem a força e a credibilidade das instituições americanas.

"Os ratings também podem ficar sob pressão se os já elevados déficits aumentarem devido a incapacidade política de conter o aumento dos gastos ou de gerir as implicações nas receitas de futuras mudanças no código tributário", adverte.

Apesar disso, a agência ainda espera que as autoridades consigam resolver as divergências em um tempo hábil, como indicado pela resolução de negociações pelo teto da dívida e do orçamento. Essa possibilidade de responder a riscos macroeconômicos mesmo com diferenças partidárias é um atestado da estabilidade e da confiança nos EUA, de acordo com a S&P.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.