Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Disposto
Marcelo Lima define que vai ser candidato à sucessão de Morando

Ex-vice ainda aguarda as bênçãos do titular da cadeira, mas já avisou grupo que vai disputar as eleições independentemente do apoio do Paço

Evaldo Novelini
27/03/2024 | 08:26
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC


O ex-vice-prefeito Marcelo Lima (PSB) estipulou a segunda-feira, dia 1º, para lançar sua pré-candidatura ao Paço de São Bernardo. Ele ainda negocia com o titular, Orlando Morando (PSDB), para ser o indicado governista, mas já decidiu que vai concorrer independentemente do obter as bênçãos do tucano.

Fontes consultadas pelo Diário, que estão a par das conversas empreendidas pelo são-bernardense, contaram que Marcelo tem dito a interlocutores de seu círculo mais íntimo que ele vai concorrer à sucessão “com o apoio do Orlando ou não” – esse, aliás, teria sido o termo utilizado.

O prefeito de São Bernardo não fala oficialmente sobre a estratégia que vai adotar na eleição de outubro. Reservadamente, Morando diz que vai anunciar seu posicionamento apenas depois de fechada a janela partidária, em 5 de abril. Em segundo mandato consecutivo, o tucano está impedido pela legislação de concorrer.

São três as alternativas que Orlando Morando considera, sendo uma delas a de manifestar apoio a Marcelo Lima, que foi seu vice até renunciar para concorrer a deputado federal, em 2022 – eleito com 110.430 votos, o ex-vice-prefeito foi cassado em novembro por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por infidelidade partidária por ter deixado, sem o consentimento da agremiação, o Solidariedade, pelo qual havia concorrido.

A cassação sofrida pelo ex-vice-prefeito é o fator que mais tem pesado nas ponderações de Morando, que teme que a punição possa atrapalhar o desempenho de Marcelo Lima nas urnas. Por causa disso, o chefe do Executivo ainda estuda lançar o nome de Danilo Lima (PSDB), presidente da Câmara, ou endossar a futura candidatura do deputado federal Alex Manente (Cidadania).

NA RUA

Enquanto não lança a pré-candidatura, Marcelo Lima intensifica o contato com o eleitorado. Ontem, ele visitou o Mercado Municipal, onde cumprimentou populares. Na segunda-feira à noite, participou de reunião com correligionários do vereador Netinho Rodrigues (PSDB), quando brincou com a agenda carregada. “Vocês acharam que o trabalho parou por hoje? Que nada! Tem muita coisa hoje ainda, amanhã, depois e por muitos e muitos dias”, disse em um dos vídeos postados em rede social. “Conto com vocês ao meu lado”, completou.

VICE

Aliados de Marcelo intensificaram nos últimos dias as negociações para a escolha do candidato a vice-prefeito. Nos bastidores especulam-se dois nomes. O mais surpreendente é o do ex-vereador e ex-prefeiturável Rafael Demarchi (Novo), que no pleito de 2020 ficou em terceiro colocado, com 19.859 votos – Morando obteve a reeleição no primeiro turno, com 261.761, sendo que o atual ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho (PT) obteve 90.803.

Outro pré-candidato a vice considerado por Marcelo é Danilo Lima, que é seu primo. Os partidos, federações e coligações têm até 5 de agosto para realizar as convenções para as definições dos nomes que vão concorrer a prefeito e a vereador. Na sequência, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar seu escolhidos na Justiça Eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.