Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Linha 2-Verde do Metrô: tatuzão inicia nova fase de escavação; saiba onde serão novas estações
26/03/2024 | 19:50
Compartilhar notícia


Iniciando a escavação até a futura Estação Anália Franco da Linha 2-Verde da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), o maior tatuzão da América Latina, apelidado de Cora Coralina, retomou suas atividades na segunda-feira, 25, de acordo com a companhia.

Após construir o primeiro trecho de túnel da linha férrea, com 654 metros de extensão, a tuneladora partiu do canteiro da Vila Formosa para escavar e instalar os anéis de concreto em cerca de 800 metros até Anália Franco, passando antes pelo VSE Coxim, que é um poço intermediário para ventilação e saída de emergência.

O tatuzão tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. "Essa tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina", disse o Metrô ao citar ainda que até 150 pessoas trabalham diretamente na operação.

Expansão da Linha 2-Verde

Ainda segundo o Metrô, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo.

"A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027", estima a companhia. A obra conta com investimento exclusivamente do governo estadual em torno de R$ 13,4 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.