Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Memória
Religiosidade. Romaria a Aparecida. Oleiros se reinventam... ...ao invés de tijolos, blocos...

O trabalho o ano todo, as missas de domingo, as rezas nas casas e as famílias trazem lembranças do passeio à capital religiosa do Brasil

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Também na aniversariante Ribeirão Pires ir a Aparecida era sempre um acontecimento.

O memorialista Ademar Bertoldo identifica duas fotos destas romarias, tiradas em frente da basílica antiga. São ribeirão-pirenses muito bem vestidos.

Os Bertoldo, de uma dessas fotos, tinham olaria nas cercanias da cidade, na Rua Anchieta, numa travessa da Rua Santo Bertoldo. Agora, no lugar da antiga olaria, funciona uma fábrica de blocos.

NO AR

O bate-papo com Ademar Bertoldo está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no face-book da Memória (endereço no cabeçalho da página) e no Youtube.

 

Crédito daz fotos 1 e 2 – Acervo: Ademar Bertoldo; reprodução: Claudio Medice 

FÉ. No grupo maior em Aparecida, Luiz Bertoldo e família: Irineu, Luiz, tia Angela e todos os demais; o mais jovem, Altino; na outra foto, Egídio Del Corto, irmão do memorialista, músico e poeta Américo Del Corto, dona Rosina e o filho Nelson. Esmero na vestimenta

NAS ONDAS DO RÁDIO

Lições de História - 2

Texto: Milton Parron

No segundo programa Memória recordando o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart da chefia de governo em março de 1964, há 60 anos, portanto, o enfoque são os acontecimentos de três anos antes, 1961, quando Jânio renunciou ao mandato.  

Essa renúncia foi determinante para a crise institucional que ocorreria em 1964.  

As derradeiras resistências à posse de Goulart, vice-presidente e legítimo sucessor de Jânio; a importância das emissoras de rádio que ao formarem a chamada “cadeia da legalidade” possibilitaram os entendimentos entre os grupos antagônicos envolvidos no impasse e, assim, o rádio, literalmente, evitou uma guerra civil em 1961.  

A chegada de Jango a Brasília para sua posse sob intensa desconfiança de que poderia ser preso; as posições descaradas assumidas por alguns políticos que estavam pensando exclusivamente em benefícios próprios e jamais nos interesses da nação, estes são alguns dos destaques do programa “Memória” nesta semana. 

Memória

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (86.3 e 90,9). 64, revolução ou golpe - II. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje no final da noite, início da madrugada; amanhã às 7h, com reprise na sexta-feira, dia 29 de março, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Canta Itália

Todo romantismo e emoção da música italiana.

No “Momento Memória”, tiroleses e lombardos chegam a São Bernardo; a família Bocaletti recebe o título de proprietária.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Quarta-feira, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

Arquivo de Memórias Musicais

Seleção de sucessos musicais de várias épocas. Apresentação: José Clovis. Produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 23 de março de 1994 – ano 36, edição 8654

MANCHETE – Empresários do ABC vão à Justiça contra o aumento dos salários dos parlamentares.

NACIONAL – Moeda do Real poderia ser criada no dia 1º de maio (de 1994).

GRANDE ABC – O ministro das Comunicações, Djalma Bastos de Moraes, inaugurou ontem (22-3-1994), em Diadema, o primeiro posto de serviço do Grande ABC com telefone público a cartão indutivo.

A inauguração fez parte da comemoração dos 40 anos de fundação da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo).

A CTBC informava que até o final de 1994 a região passaria a contar com 1.164 destes novos “orelhões”.

SAÚDE – Região registrava 23 casos de meningite nos primeiros meses de 1994.

DIADEMA – Cidade anunciava a criação do primeiro Codema do Grande ABC (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

DATA – Antonio Secucci, o “Noninho”, completava 100 anos de idade, dos quais 61 em São Caetano e Santo André. O italiano Secucci vivia no Parque das Nações.

EM 23 DE MARÇO DE...

1904 – Madrid, 17 (Agência Havas). Telegrafam de Málaga que centenas de famintos assaltaram hoje os estabelecimentos de víveres e padarias.

1909 – Do correspondente do Estadão em Santos: Santos, 20. Realizou-se hoje a inauguração elétrica em São Vicente.

1964 – Começavam as obras de reforma da Estação Ferroviária de Santo André. Estrada de Ferro Santos a Jundiaí prometia reabrir as cancelas (porteiras).

1979 - Durante concentração na praça cívica do Paço Municipal de São Bernardo, metalúrgicos tentavam escrever, com os seus corpos, a palavra "democracia". Não deu tempo. A polícia dispersou o grupo e a Imprensa documentou a palavra incompleta "democra...".

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Ouro Verde (1954) e Viradouro (1916).

Hoje também é o aniversário de Florianópolis, capital de Santa Catarina, fundada em 23-3-1726.

E mais: Apodi (RN), Grão Mogol (MG) e Vila Valério (ES).

HOJE

Dia Mundial da Meteorologia

Dia do Naturólogo

Dia do Acupunturista

Dia do Naturopata

Dia do Tearapeuta Natural

São Turíbio de Mogrovejo 

23 de março

(Espanha 1538 - Peru 1606). Arcebispo de Lima, o "Apóstolo do Peru". Fundou o primeiro seminário das Américas.

Ilustração: Canção Nova (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.