Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Memória
Semana Santo André 2024. O questionário. Apenas um roteiro... ...ao associado Ítalo-Brasileiro... ...e demais interessados.
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


A um tempo (virada do século XIX para XX) em que o Estado nada oferece em termos previdenciários e de assistência à saúde, a população local encontra saídas próprias e cria as sociedades de mútuo socorro”.

Cf. “Grande ABC, o século das sete cidades”, estudo que “Memória” costuma distribuir aos estudantes que nos procuram.

A ideia de pensar no aniversário oficial de Santo André em abril de 2024 recorrendo à história dos associados da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira vai ganhando forma. 

Ontem falamos num questionário, tema da conversa gravada com o Dr. Wilson Roberto Davanzo, vice-presidente da “Ítalo” e tema do “Memória na TV” desta semana.

Hoje, de público, alinhavamos alguns tópicos deste questionário, que é muito simples.

Prezado leitor, você que gosta de história e memória, pode participar, acrescentando novos itens, respondendo a eles e juntando ilustrações.

O QUESTIONÁRIO

Vamos começar pelas ilustrações – acreditamos que fotos e demais documentos têm sido algo positivo da Memória nossa de cada dia.

E quais são esses documentos? Listamos uma série de modelos. Vários deles são guardados pelas famílias:

A fotografia e sua identificação vêm em primeiro lugar.

A foto de uma romaria: à Aparecida, à Penha, à Pirapora do Bom Jesus...

As fotos de um batizado, de um casamento, de uma festa familiar.

Qual família não possui um álbum de recordações ou uma caixa com fotos deixadas pelos mais velhos. De repente, a foto de um time de futebol da cidade, de um político antigo (Getúlio Vargas ganha esta parada, indica a nossa experiência), a lembrança escolar, um mergulho nas praias.

E mais: a foto 3x4 da carteira profissional, com o elenco de empregos do seu portador.

Lembrança da missa de 7º dia de um parente ou amigo.

Uma revista. Um recorte de jornal. O catecismo, o livro de rezas.

Um diário, como o do ‘pracinha’ Waldemar Reinaldo Cerezoli, de Ribeirão Pires, que virou belíssimo livro escrito pela historiadora Cristina de Lourdes Pellegrino Feres.

A receita de bolo da vovó. A correspondência. O recibo do lote de um bairro nascente. Notas fiscais que contam a história do comércio local. A letra de uma música antiga. Livros e cadernos escolares.

Os versos decorados pelos nossos avós de um grupo de pastorinhas ou reisado ou de um sucesso do Carnaval ou...

Tudo isso enriquece a memória oral e as lembranças de cada um.

Falamos de Santo André, e do seu aniversário em abril. Mas em março já é aniversário de Ribeirão Pires. Em maio, Rio Grande da Serra. Em julho, São Caetano. Em agosto, São Bernardo. Em dezembro, Mauá e Ribeirão Pires.

Gente, o que não falta são histórias e lembranças. As suas sempre serão especiais, porque únicas, porque suas. Participem.

NA TV

O esboço destas ideias está no site do Diário, com a conversa que Memória teve com Wilson Roberto Davanzo, da Ítalo-Brasileira de Santo André.

NO AR

A entrevista completa com o Dr. Davanzo está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no face-book da Memória (endereço no cabeçalho da página) e no Youtube.

Crédito da foto 1 – Projeto Memória

QUANTAS HISTÓRIAS. Santo André, 22 de fevereiro de 2023. Ítalo-Brasileira de Santo André. Diretores e conselheiros. Cada um de vocês tem muito a falar sobre a cidade, a partir do cotidiano de cada um

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 15 de março de 1994 – ano 36, edição 8647

AVENIDA DOS ESTADOS – Governador Fleury diz que arruma via já. Outro trecho cedeu e há mais rachaduras.

FUTURO – Projeto da Emplasa (empresa de planejamento do governo estadual) previa a construção e a recuperação de vias para integrar o Grande ABC à Grande São Paulo.

A construção mais audaciosa seria a alça do Rodoanel na interligação das rodovias dos Trabalhadores, Dutra e Anchieta aos centros urbanos.

CULTURA & LAZER – O dramaturgo Luiz Alberto de Abreu, de Ribeirão Pires, concorria ao Prêmio Shell de Teatro 94.

FUTEBOL – Ontem, em Bragança Paulista, Bragantino 0, Santo André 0; no domingo, na Vila Euclides, EC São Bernardo 2, Central Pinhalense 3.

Grande ABC e Você

O cinema brasileiro.

Suas comédias, com Mazzaropi, Grande Otelo, Oscarito.

A importância da Vera Cruz.

Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9

EM 15 DE MARÇO DE...

1904 – Roma, 7. As comissões do Senado declararam-se contra o exercício da advocacia por mulheres.

1909 – Light e Guinle & Companhia disputavam quem iria ampliar os serviços de eletricidade.

1974 – Prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, formalizava a compra da Chácara da GE, atual Parque Celso Daniel.

1979 – João Batista Figueiredo tomava posse como o 30º presidente da República; Paulo Maluf assumia o governo de São Paulo.

Em Ribeirão Pires, Clovis Volpi deixava a Diretoria de Educação, sendo substituído por Manuel Mendes Júnior.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Na Bahia, hoje é o aniversário de Almadina e Quijingue.

E mais: Bombinhas (SC), Conceição de Macabu (RJ), Gravatá (PE), Maximiliano de Almeida (RS), Miranda do Norte (MA), Monte Alegre (PA), Mossoró (RN) e Nova Londrina (PR).

HOJE

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Dia da Escola

Dia internacional contra a violência policial

São Clemente Maria Hofbauer

15 de março

Sacerdote (República Tcheca 1751 – Viena, 1820). Venerado como o principal propagador da Congregação Redentorista, fora da Itália. Padroeiro de Viena e dos Padeiros, profissão que exerceu na adolescência.

Fontes: Arquidiocese de São Paulo e Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.