Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Memória
Ítalo-Brasileira e Memória. Uma parceria em construção. Para saudar a velha Savóia. E festejar Santo André.

“Memória” pensa em contar a história da aniversariante andreense em abril com as histórias de vida do associado da mais antiga entidade civil da cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Trata-se de uma experiência nova nestes 36 anos da página. Um projeto nascido quando “Memória” participou, em fevereiro último, da noite em que a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, a antiga Savóia, celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Foi uma noite maravilhosa, com apresentação do presidente Etel Benatti. A “Ítalo” tomada por diretores, conselheiros e associados. Gente com raízes em Santo André. A vontade que tivemos foi a de ouvir aquelas pessoas naquela mesma noite. Imaginamos: quantas histórias todas têm a contar.

Os dias passaram e a ideia cresceu. Recebemos o apoio da Ítalo-Brasileira. E conversamos com o médico Wilson Roberto Davanzo, atual vice-presidente. Será que dá certo? Dr. Davanzo acha que sim.

A conversa é o tema do programa “Memória na TV” desta semana. Acompanhem pelo DGABC-TV. Um questionário está sendo elaborado para distribuição entre os associados da “Ítalo”. Gostaríamos que cada um contasse a história da sua família, preferencialmente anexando fotos antigas – que é o que dá vida à “Memória”.

A participação de cada família na vida da cidade e da “Ítalo”. O resultado a gente publica em abril, na Semana Santo André 2024. Dependendo da resposta, a semana vira quinzena, avança pelo mês todo, chega a maio, junho, julho... e a Memória andreense ficará mais rica. Convite feito, agora é com você, família Ítalo-Brasileira.

Amanhã e nas próximas edições, trocaremos mais ideias. Acompanhem e participem. Tudo é novo. Coletivamente, quem sabe aconteça algo bem legal.

NO AR

A entrevista completa com Wilson Roberto Davanzo está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no face-book da Memória (endereço no cabeçalho da página) e no Youtube.

Crédito da foto 1 – Jonathan Fernandes Toledo (DGABC-TV)

HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO. Dr. Davanzo no estúdio do DGABC-TV: à mesa, coleção da revista da Pirelli entre os anos 50 e 60, oferta da família Pelline à Memória e repassada à biblioteca da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira para consulta de todos os interessados

DIARIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de março de 1994 – ano 36, edição 8646

ESPECIAL – Beleza e perigo dividem Estrada de Sapopemba.

Os repórteres Magda Santos (texto) e Wilson Magão (fotos) percorriam a pista da via que interliga Ribeirão Pires e São Paulo.

“(a Estrada de Sapopemba) ainda exibe os encantos da mata atlântica, embora abrigue cenários de miséria e violência”, constatava a reportagem.

PONTO DE VISTA – Um novo ouro, a soja.

Acredito no Brasil e em suas possibilidades de alimentador do mundo.

Texto: Tito Costa, jurista, então vice-prefeito de São Bernardo.

EM 14 DE MARÇO DE...

1904 – Nomeada a professora Almerinda Rodrigues de Mello para reger a escola preliminar da Estação do Rio Grande, hoje Rio Grande da Serra.

Carrossel Santos Dumont. Praça João Mendes. O primeiro do Brasil com luz elétrica, música, ‘orquestrofone’. Entrada grátis para quem estiver decentemente vestido. Uma banda tocará durante a função.

Crédito da foto 2 – Divulgação

BARÃO DE PARANAPIACABA. Um tradutor entre nós

1909 – Santos, 10. Do correspondente do Estadão: chegou hoje a esta cidade a bordo do paquete inglês “Aragon”, acompanhado de sua esposa, o barão de Paranapiacaba, tradutor das fábulas de La Fontaine.

O barão de Paranapiacaba é pai do conhecido compositor musical Cardoso Menezes e da esposa do comendador Manuel Homem Bittencourt, residentes aqui.

1914 - Faustino Bovi nascia em Pedreira (SP), neto de Emílio Bovi, que trouxe sua família para Santo André em 1917. 

Os Bovi instalaram, no início dos anos 1920, a escolinha pioneira da área do Jardim Stella, junto à Avenida Pereira Barreto.

1929 – Médico Nelson Colleoni nascia em Santo André. Um dos principais colaboradores que esta página Memória já teve.

1949 - Câmara de São Bernardo aprovava o nome de Antonio Pessotti, proposto pelo prefeito José Fornari, para ser o primeiro subprefeito do Distrito de Riacho Grande.

1969 – Eugênio Rocco Sobrinho assumia a presidência da Comissão Central de Esportes de Santo André, com Richard Nassif de vice e Lucio Ramos Alvarez como secretário.

1979 – Metalúrgicos do Grande ABC decidiam manter a greve geral.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Batatais. Criado pela lei provincial de 14-3-1839, quando se separa de Franca.

No Ceará, Arneiroz e Mulungu.

No Maranhão, Bom Jardim e Santa Inês.

Em Santa Catarina, Dionísio Cerqueira e Rodeio. 

E mais: Governador Mangabeira (BA), Grandes Rios (PR) e Santarém Novo (PA). 

HOJE

Dia Nacional da Poesia. Para lembrar o nascimento do poeta Castro Alves, ocorrido, em Muritiba (BA), em 14-3-1847.

Dia do Vendedor de Livros

Dia Mundial da Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, da Água e da Vida.

Santa Matilde

14 de março

Ilustração: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.