Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 13 de março de 2024
Da Redação
13/03/2024 | 10:15
Compartilhar notícia


Educação

‘Jovem da região é ouro na Olimpíada de Matemática’ (Setecidades, dia 27). Parabéns para o jovem Vitor Tamburu Ivanchuk Lopes, 13 anos, que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Prova de que a dedicação aos estudos traz resultados. Parabéns também aos pais e professores que o apoiam. Deu gosto de ler esta reportagem!
Walmir Ciosani
São Bernardo


Geovane Corrêa

A denúncia de pedofilia contra o presidente da Câmara de Mauá, Geovane Correa (PT), feita pelo bolsonarista Sargento Simões (PL) e propagada em um ato de oportunismo pelo ex-prefeito Atila Jacomussi (União Brasil), esteve nas manchetes dos principais jornais da região e também nos noticiários de TV. Os políticos da região deveriam fazer cartas de apoio ao vereador Geovane Corrêa acreditando em sua inocência e levantando o político, que sempre esteve ao lado das lutas populares no Grande ABC. Esse movimento deveria começar pelo deputado estadual Rômulo Fernandes, que é o presidente do PT em Mauá.
Eduardo Furtado
Mauá


Paciente em maca

No editorial ‘A ponta do iceberg’ (Opinião, dia 10) e na notícia ‘Sem leitos, pacientes ficam em corredor do Hospital de Diadema’, notei que, apesar de ali estar sendo cumprido um dever da imprensa em denunciar algo errado ou não adequado na área da tão deficitária da saúde pública, estava também alertando, sem a ênfase necessária, que o grande nó na saúde é outro e mais grave. A demanda é maior que capacidade de atendimento. Vi também nas entrelinhas um viés político em prol deste e contra aquele candidato, coisa até corriqueira, mas não justa ao meu ver em tempos pré-eleitorais. A reportagem fala que o prefeito atual está mais preocupado com possível quinto mandato e coloca em evidência como bom moço o nome de um vereador de oposição. Fica implícito que o objetivo foi mais promover o vereador e diminuir o prefeito do que propriamente falar do SUS, que precisa ser valorizado, precisa ter mais verbas para dar conta de suas demandas, uma vez que a população carente, aquela que depende dele, é enorme.
Alencar Marcon
Santo André


Reeleição

Um quinquênio é mais do que suficiente para o eleito mostrar serviço. Até porque no Brasil política é profissão. Absurdo. O eleito chega a ficar dez mandatos sem apresentar nada de relevante, somente preparando filhos e netos para ocuparem seu lugar. Como diz a missivista Izabel Avalonne (Reeleição, ontem), verdadeiros ‘parasitas’.
João Camargo
Capital

Maconha

Vemos que cinco ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram a favor da descri-minalização da maconha. Será que os ilustríssimos pensaram que estariam fortalecendo o narcotráfico? Sim, porque não se compra maconha nas farmácias, supermercados nem no mercadinho da esquina, que recolhe e paga impostos. É nisso que dá quando o Congresso não legisla, dando oportunidade para o Judiciário que acaba invadindo áreas que desconhece.
Beatriz Campos
Capital


Alfabetização

‘Alfabetização cidadã dos idosos e adultos’ (Opinião, dia 9). Com esse artigo, o Diário presenteia os ‘setecidadenses’ com uma dádiva, à qual devemos agradecer. Quando nos tornamos alfabetizados, não estamos apenas sendo mais uma pessoa que aprendeu e agora sabe ler e escrever e, com isso, se expressar sem nenhuma dificuldade. É com esse alfabetizar que estamos sendo abençoados, reconhecidos, respeitados, dignificados e até honrados, fazendo parte de uma sociedade que nos dará tratamento igual e nos abrirá, sem mais indiferenças, portas e espaços esperados e sonhados. Com essa alfabetização deixaremos para trás medos, receios, lágrimas, tristezas, constrangimentos, afastamentos, insônias, traumas e todos os sentimentos que nos trouxeram separações, amarguras e até a cruel inimizade.
Cecél Garcia
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.