Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Cena Política
Morando chama direitos trabalhistas de ‘barreiras’
Da Redação
06/03/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernandes/DGABC


Menos de uma semana após comparar quem apontava sua inação diante do fechamento da unidade de tintas automotivas da Basf em São Bernardo, que deve custar 150 empregos, a “urubu que vive de carniça”, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), foi a uma rede social na noite de segunda-feira para – adivinhem? – criticar o antecessor Luiz Marinho (PT), atual ministro do Trabalho. O tucano, cuja administração não moveu uma palha para reverter a fuga de indústrias icônicas do município, como Ford e Toyota, atacou o petista por, segundo ele, criar “barreiras” à atuação das companhias de aplicativos, como Uber e iFood, “quando na verdade deveria estar focado em criar empregos” – ao que parece, Morando considera direitos trabalhistas como empecilhos.

Mais um

O vereador de Ribeirão Pires Sandro Campos (PSB-foto) é o segundo parlamentar que assumidamente deixa a base do governo Guto Volpi (PL) para embarcar na pré-campanha de Gabriel Roncon (Cidadania) – o primeiro foi Diogo Manera (PSDB). Em vídeo publicado no fim de semana, o pessebista aparece ao lado de Roncon e de Amigão D’orto, pré-candidato à vice, dizendo que “prioriza o olho no olho e que está com pessoas que comungam deste mesmo princípio”. Outros legisladores que devem seguir pelo mesmo caminho nos próximos dias são Anderson Benevides (Avante), Amanda Nabeshima (PRD) e Alessandro Dias (Podemos).

Clubinho

Um ofício assinado por Emerson Scherk, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Caetano, solicita ao subsecretário de Assuntos Institucionais, Gersio Sartori, que convide os vereadores para indicar “uma mulher”, “se possível com idade superior a 60 anos”, para concorrer ao Prêmio Mulheres Empreendedoras Senior, que será promovido pela administração do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) na sexta-feira, 8 de Março. No texto, escrito em papel timbrado da Prefeitura, o diretor ressalva que o pedido se restringe aos legisladores da “base do governo”. O direcionamento, em documento oficial, infringe frontalmente a impessoalidade que deve nortear as ações do poder público e pode render dor de cabeça das grandes ao Palácio da Cerâmica. Já tem advogado lendo o documento com lupa.

Especulação

O nome do ex-prefeito William Dib (sem partido) passou a circular nos bastidores como alternativa para completar a chapa encabeçada pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) ao Paço de São Bernardo na eleição de outubro.

Lembrete

“Continuarei trabalhando para cuidar da nossa gente. Esse é o meu compromisso!”, escreveu, enigmático, o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, em suas redes sociais na tarde de ontem, tomando emprestando um termo – “nossa gente” – repetido à exaustão pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), que ainda não definiu quem será o nome governista à sua sucessão. A quem questionou o secretário sobre o texto, ele respondeu que falava do trabalho à frente da Pasta. Então tá.

Calendário

A movimentação para a troca de agremiação deve se intensificar no Grande ABC a partir de amanhã, quando estará aberta a chamada janela partidária, período em que vereadores e deputados poderão mudar sua filiação sem correr o risco de perder a cadeira na Câmara ou na Assembleia. Há expectativa de que muita gente se reorganize visando o pleito de 6 de outubro. A migração, segundo regras determinadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pode ser realizada até 5 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.