Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
PALAVRA DO LEITOR
Palavra do Leitor - 3 de março de 2024
Da Redação
03/03/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


Saúde em S.Caetano

Participei no dia 26 da audiência púbica da Saúde realizada na Câmara Municipal de São Caetano, referente ao 3º quadrimestre de 2023. Como de praxe a prestação de contas contou com a presença de poucos vereadores, a maioria esteve “representada” por assessores que entraram mudos e saíram calados, numa demonstração clara e inequívoca do desrespeito com os destinos da saúde da cidade. Alguns dos poucos vereadores presentes também não tiveram respeito com os competentes técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que prepararam a prestação de contas e com o público presente. Se não bastasse o costumeiro teatro, sempre protagonizado pelo mesmo vereador, interrompendo a apresentação, atrasando a audiência, e roubando o tempo para perguntas do público, que pôde manifestar-se após vossas excelências. Uma única vereadora fez a lição de casa e apresentou seus questionamentos. Os demais só polemizaram e por absoluta falta de preparo em nada contribuíram. Cansado dessa palhaçada sugiro que a partir das próximas audiências a palavra para perguntas e manifestações seja invertida, primeiro fala o público e por fim os senhores vereadores, assim ficaríamos liberados para deixar o recinto quando o teatrinho começasse.

Roberto Canavezzi - São Caetano

Ditadura

‘Bolsonarismo além de Bolsonaro’ (Opinião, dia 1°). Interessante o artigo do jornalista Caio Bruno sobre o ato pela defesa do Estado democrático de Direito na Paulista, focado em marketing. Acrescentaria alguns comentários. A PF investiga denúncias, o Ministério Público verifica se há evidências robustas e judicializa. Após manifestação da defesa, os juízes julgam com base no que está no processo. Esse pessoal já afirmou que não aceita as decisões do STF – pelo menos aquelas que os condenam. Reclamam muito dos julgamentos, mas poucos citam o que consta dos autos, e nem sequer desmentem as acusações. Querem ter sua própria Constituição e suas próprias leis. Agora pedem anistia para os criminosos do ato de golpe de Estado democrático de Direito de 8 de Janeiro – que contrassenso. Anistia para “aqueles pobres coitados” – palavras de seu líder, no palanque. Vivemos em Estado de Direito, não é preciso muito esforço de raciocínio para se concluir que tentaram, e continuam pregando, a ditadura – claro, sob seu comando, a mesma que tanto condenam na Venezuela e outros países onde o Judiciário não pode funcionar.

Evaristo de Carvalho Neto - Santo André

Cotas

Não ousaria ocupar esse espaço que o <CF52>Diário</CF> destina aos seus leitores para sensacionalismo. Porém, quando somos convidados a nos solidarizar com o estudante Glauco Dalalio do Livramento, 17 anos, não podemos nos calar. A comissão de identificação da USP (Universidade de São Paulo) coloca fim aos planos e sonhos acadêmicos de Glauco ao dizer que ele não pode cursar Direito em razão de não se incluir nas cotas reservadas para pretos, pardos e indígenas. Será que também não devemos condená-lo por não ser torcedor do nosso time de futebol? Quem sabe não poderíamos forçá-lo a trabalhar na profissão que nós escolhemos? Precisamos também orientá-lo para que prefira a cor que é a de nossa preferência. Que amanhã Glauco venha a nos perdoar, como sociedade e como pais, pois, como ele, sentimos tristeza e inconformismo.

Cecél Garcia - Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.