Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Esposa de poeta diz que Havana a impede de sair do país
Da AFP
29/04/2004 | 15:27
Compartilhar notícia


Blanca Reyes, esposa do poeta e jornalista dissidente cubano Raúl Rivero, preso desde março do ano passado, denunciou nesta quinta-feira o governo cubano por não lhe ter concedido uma permissão de saída da ilha para viajar a Belgrado, onde deveria receber um prêmio que a ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao seu marido.

"O governo cubano não me conferiu a permissão de saída, mesmo legalmente não estando presa, embora de fato me considere prisioneira em meu próprio país", disse Reyes em comunicado encaminhado à AFP.

Rivero, 59 anos, considerado na ilha como o escritor e poeta mais emblemático de sua geração, foi detido em março de 2003 junto com outros 74 opositores do governo de Fidel Castro e condenado a 20 anos de prisão, acusado de promover atividades contra-revolucionárias.

No mês passado, a Unesco concedeu a ele o Prêmio à Liberdade de Expressão, que seria entregue à sua esposa numa cerimônia a se realizar em 3 de maio, em Belgrado.

Reyes apresentou às autoridades cubanas o pedido de saída do país com antecedência, mas "a esta altura não tive nenhuma resposta" a respeito e "considero que já não existe tempo para fazer a viagem", destacou ela no comunicado.

O intelectual cubano, que ocupa o cargo de vice-presidente regional da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, sigla em espanhol) e que foi o fundador da agência de notícias independente Cuba Press, cumpre a pena na prisão de Canaletas, 450 km ao leste de sua residência, em Havana.

O ex-premier francês, o socialista Laurent Fabius, apadrinhou Rivero e há seis meses promove uma campanha internacional por sua libertação. Na semana passada, Reyes denunciou que seu marido tinha contraído bronco-pneumonia como resultado de "ter passado quase 11 meses numa cela úmida, estreita e escura" e de receber alimentação inadequada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.