Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Audi lança inédito SQ8 Sportback e-tron no Brasil

Modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e possui o maior torque da linha Audi do Brasil

Da Redação
24/01/2024 | 15:02
Compartilhar notícia
Divulgação


A Audi do Brasil anuncia o lançamento do Audi SQ8 Sportback e-tron no país. O modelo chega para ampliar a família Q8 e-tron, que estreou por aqui em agosto deste ano com maior capacidade de armazenamento elétrico, nova nomenclatura e identidade visual renovada. O veículo representa a variante esportiva do Audi Q8 e-tron e estará disponível a partir de dezembro na rede de 42 concessionárias autorizadas da marca no país, por R$ 834.990,00 (venda direta). O modelo será o primeiro da série de lançamentos da fabricante no país neste ano em celebração ao seu aniversário de 30 anos no Brasil. 

"O novo Audi Q8 e-tron teve uma recepção muito positiva no mercado brasileiro e por isso estamos ampliando a sua família com a opção esportiva SQ8 e-tron, que traz linhas mais agressivas sem perder a eficiência e sustentabilidade que caracterizam a nossa linha 100% elétrica", destaca Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Temperamento esportivo

Externamente, o carro adota a nova linguagem visual da marca, agregando elementos que tornam a carroceria e a cabine ainda mais esportivos. Na dianteira, os faróis digitais LED Matrix com projeções dinâmicas são divididos pela ampla grade frontal em formato hexagonal, com iluminação indireta emoldurando o novo logotipo bidimensional em tonalidade fosca.

Na lateral, a linha de cintura elevada, com vincos suaves na altura das maçanetas e caimento acentuado no teto da carroceria Sportback criam um visual com harmonia e personalidade. A versão ganhou rodas de 22 polegadas Audi Sport na cor cinza Titânio com design exclusivo e pinças de freio da cor vermelha - ou preta, como item opcional sem custo adicional. Na traseira, as lanternas em LED interligadas sob o aerofólio integrado à carroceria, com amplo difusor na parte inferior, destacam ainda mais a sua verve temperamental.

As possibilidades de personalização são diversas e, opcionalmente, a carroceria pode receber, sem custo adicional, o Pacote exterior cromado, que inclui frisos, Audi rings e grade na cor cinza; ou o Pacote Black com Audi Rings na cor cinza. Os retrovisores com tonalidade preta, por sua vez, podem ser substituídos gratuitamente por capa em alumínio ou na cor do veículo.

Mais potência e ampla autonomia

Equipado com três motores elétricos - dois traseiros e um dianteiro, o autoomóvel oferece 503 cavalos de potência e 973 Nm de torque, além de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 210 km/h.

O utilitário esportivo ganhou uma nova bateria de alta tensão com célula química avançada, tendo a sua capacidade elevada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento aumentou +20 kW, para 170 kW, fornecendo uma recarga elétrica de 10% a 80% em apenas 31 minutos. A Autonomia do modelo é de 296 quilômetros, segundo o Inmetro. Há a possibilidade de carregamento em AC a 22kW.

A tração integral quattro se adapta de forma automática às irregularidades dos diferentes tipos de piso, enquanto a suspensão pneumática esportiva proporciona uma condução segura e silenciosa e garante ao motorista e passageiros uma atmosfera de solidez construtiva e tranquilidade a bordo. Para uma pegada mais esportiva, os diferentes modos de condução selecionados por meio do Audi Drive Select adaptam a dinâmica e os parâmetros de condução ao gosto do motorista.

Cabine progressiva

Internamente, o modelo oferece aos ocupantes uma experiência diferenciada e progressiva, com foco total em tecnologia, segurança, conforto e entretenimento de motorista e ocupantes. A cabine recebeu um isolamento acústico aprimorado e materiais e texturas ainda mais distintos. O revestimento dos bancos em couro Valcona tem três opções de cor e costura: cinza com costura cinza, preto com costura cinza, e vermelho Bordeaux com costura cinza, todos eles em prefeita combinação com o Pacote S line interior. Já o painel central conta com uma faixa em fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio.

Entre os equipamentos de série, estão ar-condicionado de quatro zonas; bancos dianteiros esportivos; sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 Watts de potência; teto solar panorâmico; portas de carregamento nos dois lados do veículo; volante base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica; fechamento das portas servo-assistido; soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável.

Os itens de segurança incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções; head-up display; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes. Além dos itens de personalização da carroceria e na cabine, estão disponíveis também os retrovisores virtuais, por R$ 15.000,00.

As dimensões externas do modelo Audi SQ8 Sportback e-tron são 4.915 mm (comprimento), 2.189 mm (largura), 1.619 mm (altura) e 2.928 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos. O porta-malas dianteiro tem capacidade de 60 litros. As cores de pintura externa disponíveis são Cinza Imã (sólida); Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.