Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Um quadro flamengo. Um livro. E uma proposta.

Terminamos a leitura do livro de Fernando Villafranca: Um pintor sem nome, a história de uma obra de arte do século 15.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Terminamos a leitura do livro de Fernando Villafranca: Um pintor sem nome, a história de uma obra de arte do século 15. Bela pesquisa, texto claro, história deliciosa. O lançamento será hoje. Vale a pena acompanhar.

Villafranca aproveita o gancho de um quadro familiar flamengo trazido pelos seus antepassados ao Brasil para passar a limpo uma parte significativa da história dos grandes pintores renascentistas.

O quadro é belíssimo. Esteve entre nós, aqui no Grande ABC. Deveria fazer parte do acervo local. Foi restaurado por Maria Helena Chartuni. Cláudio Pastro, artista sacro e que lecionou estética na Fatea, de Santo André, foi o primeiro orientador do autor.

Um pintor sem nome: a história de uma obra de arte do século 15. Lavie Editora. Autor: Fernando C. Villafranca. Páginas: 244, com caderno especial de fotos. Lançamento: hoje, das 19h às 21h30 na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073. Informações: tel. 3170-4033.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de janeiro de 1979

Paranapiacaba - Dentro da série A História dos Bairros, Paranapiacaba (parte 2). Em destaque: ferroviários que moram na parte baixa da vila querem salvar a cidade, que para eles contém rico patrimônio. Pelos 30 anos seguintes, muito mais se escreveria sobre a velha vila ferroviária.

Publicidade - Nas Casas Bahia, você faz os planos, nós apenas sugerimos...

Cinema - Cine Tamoio fecha as portas em Santo André. O cinema foi inaugurado em 25 de janeiro de 1950. Segundo a proprietária, Zenilta Mayera, o cinema deixou de existir porque a empresa exibidora - Haway - não se interessou em prorrogar o contrato.

Fotografia & Cinema - ASBA (Associação São-Bernardense de Belas Artes) e Diário promovem cursos de fotografia em preto e branco e cinema Super 8.

Teatro - Elisabeth Pudles escreve sobre o Grupo Teatro da Cidade, em Santo André, com trabalho interrompido por falta de apoio. Entre os entrevistados, Sonia Guedes e Antonio Petrin.

Futebol - EC Santo André tem nova sede: Rua das Caneleiras, 405

Crônica 1 - O destino de quem planta ventos pela vida (Roterdan Cravo/Fausto Polesi).

Crônica 2 - Situações pouco agradáveis são comuns a todos (Júlio Pinheiro/Hermano Pini Filho).

EM 29 DE JANEIRO DE...

1989 - O artista plástico Paulo Chaves faleceu em Iguape, Litoral Sul de São Paulo. Da escola do abstracionismo brasileiro. Iniciou carreira em Santo André.

SANTOS DO DIA

Aquilino, Bambina, Constâncio, Gildas, Sulpício Severo e Valério de Treviri.

O Grande ABC reunido

1959. O Grande ABC reunido, pelos seus prefeitos: Oswaldo Gimenez (Santo André), Lauro Gomes (São Bernardo) e Oswaldo Massei (São Caetano). A secretariar a reunião, que era trimestral, um acadêmico metodista, Lenildo Freitas Magdalena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.