Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Aberturas em gradil de proteção de escada em Mauá facilita vandalismo
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
19/08/2003 | 07:23
Compartilhar notícia


Parte do gradil de proteção da passarela que interliga as avenidas Barão de Mauá e João Ramalho e dá acesso à estação de trem, no Centro de Mauá, está enferrujado e apresenta grandes buracos. Os vãos são aproveitados para atos de vandalismo contra os trens e oferecem risco aos usuários, já que algumas das aberturas se localizam na parte baixa da passarela.

O desempregado Ednelson Ferreira, 31 anos, que usa a passarela com freqüência, diz ter presenciado grupos arremessando pedras nos vagões à noite. “Os buracos são tão grandes que parecem até janelas. E, pelos que estão mais embaixo, uma criança pode cair sobre a avenida”.

Além dos danos no gradil, um dos três conjuntos de escadas rolantes, ao lado da estação de trem, está desligado e parcialmente interditado. Uma camada grossa de poeira cobre a parte exterior da passarela, o que reduz a iluminação no interior.

O não-funcionamento das escadas rolantes é um problema antigo, segundo o caldeireiro José Acendino, 53 anos. “Estão sempre quebradas. Dá impressão de abandono.”

Apenas a escada que deveria descer, desligada, tem passagem livre. O acesso pelo lado que deveria subir está interditado porque os degraus e o corrimão estão parcialmente desmontados. Mesmo assim, o vendedor ambulante Luiz Antônio Hipólito, 47 anos, diz que prefere ter acesso à passarela pela escada desligada. “Passo aqui somente para ir ao supermercado (que fica ao lado da estação de trem). Só quando tenho de carregar muitas sacolas é que atravesso a avenida para subir pela escada rolante”, afirmou.

Manutenção - Sobre as aberturas no gradil de proteção, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que uma vistoria imediata seria feita para prevenir acidentes. Ainda segundo a assessoria, os gastos com a conservação das escadas rolantes da passarela central, um dos alvos preferidos para vandalismo em Mauá, chegam em média a R$ 12 mil mensais por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.