Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

TV mostra helicóptero dos EUA metralhando iraquiano
Da AFP
04/05/2004 | 17:22
Compartilhar notícia


A emissora de televisão francesa Canal Plus exibiu nesta terça-feira várias imagens do exército americano no Iraque, incluindo as de um helicóptero que metralha três pessoas que não representariam nenhuma ameaça, uma delas ferida.

O programa Obrigado pela Informação afirma que conseguiu as imagens de europeus que trabalham para o exército americano no Iraque.

A gravação mostra fatos ocorridos no dia 1º de dezembro de 2003 em um local não identificado. Nas imagens, que duram pouco mais de três minutos, pode-se escutar o diálogo entre o piloto, o franco-atirador e seu oficial, que dá ordens através de uma comunicação por vídeo, em tempo real.

Os dois primeiros iraquianos em terra são alvejados por balas pelo franco-atirador com a metralhadora do helicóptero. O terceiro iraquiano, ferido, se esconde embaixo de um caminhão, com dificuldade. O veículo, então, é atacado e ele tenta sair do esconderijo. "Está ferido", se escuta em inglês.

"Dispare, dispare contra o caminhão e contra ele", ordena a voz de um oficial, sendo atendido. De acordo com o advogado Patrick Baudouin, membro da Federação Internacional de Direitos Humanos, acabar com a vida de um inimigo ferido constitui um crime de guerra.

O exército americano tem sido acusado de violar os direitos internacionais de guerra no Iraque nos últimos meses, principalmente por disparar indiscriminadamente durante os confrontos, tendo civis como alvos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.