Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Social
>
Ciclo
Santo André entrega absorventes para mulheres em unidades de saúde

Iniciativa integra o programa Mãe Andreense e contempla usuárias que são atendidas pelo Bolsa Família

Coluna Social
30/10/2023 | 11:06
Compartilhar notícia
Helber Aggio/Divulgação


Adolescentes e mulheres de 14 a 44 anos que estejam cadastradas no programa Bolsa Família podem retirar absorventes gratuitamente nas unidades de saúde de Santo André por meio do programa Dignidade Menstrual, iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Além da idade, as munícipes precisam estar com o ciclo menstrual ativo e ter acompanhamento regular nas unidades de saúde. 

O programa Dignidade Menstrual faz parte do projeto Mãe Andreense, lançado pela Prefeitura de Santo André em março. O primeiro kit entregue pelas unidades de saúde é completo, composto por um pacote de absorventes com 32 unidades, álcool gel, lenço umedecido e uma nécessaire. Depois será reposto apenas o pacote de absorventes a cada 60 dias. 

“Esse é um passo no sentido de tornar o Mãe Andreense ainda mais completo. Tenho certeza que esse programa de distribuição de absorvente fará a diferença na vida de muitas mulheres andreenses que vivem em situação de vulnerabilidade. É nossa missão quanto poder público estender a mão aos que mais precisam. Quero agradecer a parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que tem nos dado respaldo para desenvolver ações que beneficiam diretamente a nossa população”, pontua o secretário de Saúde, Gilvan Junior. 

As unidades de saúde realizaram o levantamento de informações das usuárias elegíveis. A dispensação é realizada pela farmácia de cada unidade e a Secretaria de Saúde fará o controle do atendimento em sistema. A retirada dos itens é feita mediante a apresentação de documento com foto, não sendo necessário que seja o original. 

“É uma satisfação muito grande participar deste projeto e poder oferecer um pouco mais de dignidade para essas mulheres que estão com ciclo menstrual ativo. Importante ressaltar que um dos critérios para receber os absorventes é que a mulher esteja sendo acompanhada regularmente pela unidade de saúde”, pontua a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.

A entrega dos primeiros kits foi feita neste mês pela diretora do Departamento de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha. As moradoras do Jardim Alzira Franco, Stelanny Maria Pereira Miranda, 19 anos, e Stefanie Pedro Pacheco, 27, foram as primeiras a receber os itens.

“Essa entrega marca o início da distribuição dos absorventes para as andreenses que realmente precisam. Esse passo que estamos dando consolida a atuação do programa Mãe Andreense, que vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, destaca Luciane Cunha.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.