Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Vicentinho briga com governo federal por lei que beneficia micros
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
30/05/2005 | 07:39
Compartilhar notícia


Deputado federal briga com a equipe econômica porque o governo trabalha contra projeto de lei que isentaria e cortaria impostos e contribuições federais de pequenas empresas com menos de três anos de funcionamento. A cena seria natural, caso o governo não fosse o do presidente Lula ou se o deputado não fosse o ex-sindicalista Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), amigo pessoal do presidente.

Ele admite a briga: "Existe uma queda de braço com o governo. Tenho relatório aprovado pelo relator, mas o governo pede para retirar. O governo está errado nesse sentido, porque é um projeto que reduz impostos, mas obriga o empresário a pagar impostos. A iniciativa do governo vem da equipe econômica que não quer abrir mão dos impostos", afirma Vicentinho.

O deputado afirma que elaborou o projeto após conversas com empresários da região. Vicentinho acredita que em vez de reduzir a arrecadação, a proposta poderá significar incremento, na medida em que vai estimular pequenas empresas a formalizar atividades. Também acrescenta que os empresários poderão gerar empregos formais, na medida em que terão de registrar os empregados para ter acesso aos benefícios da proposta.

O projeto 3.496, apresentado em 2004 segue tramitação ordinária e está sob análise da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comercial, pronto para ir para a pauta.

A proposta visa livrar empresas com um ano de funcionamento e faturamento anual inferior a R$ 2,1 milhões de 11 tributos e contribuições, entre eles, IRPJ (Imposto de renda sobre pessoas jurídicas), PIS/Pasep, CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), Cofins (Contribuição para o financiamento da seguridade social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), II (Imposto de Importação) e CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). "É uma proposta belíssima", afirma Vicentinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.