Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Fabricante de ônibus pede concordata
Do Diário do Grande ABC
06/05/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


Depois de 54 anos de funcionamento, a Companhia Americana Industrial de Onibus (CAIO) uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do País, pediu concordata. No mês passado a organizaçao colocou em férias seus 1.300 funcionários e em seguida seus acionistas decidiram romper um acordo de aporte financeiro e administrativo com o Banco Bozano Simonsen, que vigorava há sete meses, recorrendo à concordata para enfrentar as dívidas acumuladas de R$ 60 milhoes e continuar trabalhando.

Segundo os acionistas, o Bozano Simonsen e a administradora por ele indicada nao cumpriram suas metas e enfrentavam problemas de relacionamento com os acionistas, fornecedores e clientes da CAIO. A petiçao protocolocada no Fórum de Botucatu suspende temporariamente o pagamento das dívidas e, se a concordata for aceita, a empresa terá 24 meses paga pagá-las, com juros de 6% ao ano.

Reinício - Os acionistas Cláudio Regina e José Massa Neto definem o momento atual como um reinício do negócio. Já mantiveram entendimentos com a Mercedes Benz, que fornece parte dos chassis, e com clientes, para o reinício da produçao. Também conversarao com o secretário José Aníbal, de Ciência e Tecnologia do Estado e com o ministro Celso Lafer, da Indústria e Comércio, em busca de medidas para o reaquecimento das vendas. Uma delas seria a volta do financiamento de 100% dos ônibus pelo Finame, que recentemente baixou sua participaçao para 60%. Outra frente é com investidores nacionais e estrangeiros e com clientes do exterior.

A crise da CAIO tem como base a retraçao de mercado e a reduçao do percentual de financiamento dos veículos acabados. As empresas de ônibus, na sua maioria, estao descapitalizadas e ainda enfrentam sistematicamente a reduçao do Indice de Passageiros por Quilômetro (IPK), causada pelo transporte clandestino realizado por perueiros e outros fatores recentes da economia urbana. O período de férias coletivas dos funcionários termina no próximo dia 12 e, segundo os diretores, a empresa nao tem planos de demissao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.