Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Candidatos ao PT estadual debatem neste sábado em Santo André
Fabrício Calado Moreira
Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
10/09/2005 | 07:35
Compartilhar notícia


Os seis candidatos que disputam a presidência estadual do PT no dia 18 participam de debate neste sábado, às 10h, no Sindicato dos Químicos, em Santo André. O debate faz parte do PED (Processo de Eleição Direta) em que os petistas vão às urnas renovar os diretórios e executivas nas três esferas - nacional, estadual e municipal. Dos seis candidatos ao comando do PT no Estado, dois são do Grande ABC.

Os candidatos a presidente estadual são: Paulo Frateschi, do Campo Majoritário, que disputa a releição, Ivan Valente (São Caetano), Angélica Fernandes (Mauá), Orlando Fantazzini, Jilmar Tatto e Misa Boito. Segundo o mediador do debate e coordenador do PT na macrorregião do ABC, Hamilton Lacerda, os candidatos terão sete minutos para apresentar suas propostas. Eles deverão responder a 20 perguntas da platéia, escolhidas por sorteio.

Além do debate regional, os diretórios petistas de Santo André, São Bernardo e São Caetano promovem debates municipais neste fim de semana. O PED na região mobilizará aproximadamente 25 mil petistas.

Participação - Na avaliação do coordenador do PT no Grande ABC, apesar das denúncias de corrupção contra militantes históricos do partido como Delúbio Soares, José Dirceu e José Genoino, a expectativa de comparecimento às urnas é grande. "Há uma ampla mobilização de militantes na organização de chapas. Isso demonstra que o partido tem uma história de mobilização de militantes", comenta Lacerda. "A militância se movimenta para escolher a melhor direção para restaurar o papel do partido", crê.

O papel do partido perante as denúncias de corrupção no governo e no próprio PT devem aparecer bastante no debate deste sábado, acredita Lacerda. "A crise está no olho do furacão. Qualquer debate sobre a atual conjuntura política envolve essa questão, assim como o futuro do próprio PT", avalia.

Foi a crise, aliás, que adiou o encontro entre os postulantes à presidência do PT estadual. O primeiro debate na região entre os seis candidatos estava previsto para acontecer em maio. Porém, as denúncias sobre a existência de um suposto mensalão começavam a aparecer, e o evento foi adiado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.