Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 19 de Maio de 2024

Estilistas da região são escolhidos para participar do SPFW 2023

Estilista Rafael Caetano preparou desfile com 50 peças; estudante Stefany Remigio fez blazer que reivindica direitos de povos originários

Beatriz Mirelle
Do Diário do Grande ABC
28/05/2023 | 00:01
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal e Ze Takahashi/@agfotosite


“Todo estilista almeja o SPFW (São Paulo Fashion Week). Para mim, é a realização de um sonho de adolescência”, afirma Rafael Caetano, 30 anos, que apresentou 19 composições da marca de roupas homônima, durante o desfile de sexta-feira, no evento de moda mais importante da América Latina. Ele, morador do Centro de São Caetano, e Stefany Remigio, do bairro Alvarenga, em São Bernardo, são dois artistas do Grande ABC que participaram da edição de 2023, com o tema Origens.

Desde pequeno, Caetano sempre gostou de desenhar, mas foi ao entrar na faculdade que se apaixonou pelas possibilidades que a moda pode gerar. “Minhas coleções desfilaram por 10 anos em uma semana de moda chamada Casa de Criadores. É um evento menor, conhecido por um público seleto da moda. Chegar ao SPFW é algo incrível. As expectativas eram muito positivas e, sem dúvida, foram superadas. Foram 19 looks, que somam mais de 50 peças. Foi emocionante ver toda a coleção pronta”, destaca Caetano, com trabalhos focados ao público masculino. Para o futuro, ele almeja comercializar as peças em Madri, na Espanha. “É um lugar que me inspira. Quero que a cidade sedie meus novos projetos.”

Em São Bernardo, a jovem Stefany Remigio encontrou na moda uma forma de misturar o amor pela arte e a defesa pelos ideais. Com um blazer preto em mãos e muita criatividade, a aluna de 17 anos que cursa o técnico em produção de moda no Senac da cidade fez uma reprodução da obra Cacique Raoni, do grafiteiro e muralista Eduardo Kobra. Stefany também aproveitou a peça para destacar a importância dos povos originários e do combate à discriminação com frases estampadas. 

A notícia de que tinha sido escolhida para expor a obra no SPFW chegou exatamente no horário de aula. “Fiquei sem palavras, extremamente feliz e emocionada, pois, em meio a tantos trabalhos lindos produzidos no Senac, o meu foi escolhido para compor a exposição realizada pelo evento.”

De acordo com o estilista e professor Ricardo Almeida, que coordenou a produção de Stefany, as peças que seriam enviadas para a comissão organizadora do evento foram selecionadas pela turma do curso. A unidade recebeu as diretrizes e logo iniciou os preparativos, que duraram duas semanas. “Além da prática do conteúdo estudado, a experiência de vivenciar a função do produtor nos desfiles de moda proporciona a integração dos alunos a marcas e profissionais que atuam no mercado. A vivência e troca de experiências elevam a autoconfiança dos estudantes.” 

Segundo o professor Marcos Rosseton, que também ajudou nas produções do Senac para o evento, a oportunidade amadurece os alunos. “As habilidades exploradas vão desde a relação entre mercado e consumo, processos criativos, planejamento, até saber formas de divulgação de moda em eventos.” Para Stefany, esse é apenas o início de um sonho. “Desde que entrei na unidade do Senac um mundo novo se abriu para mim. Sempre amei arte, principalmente a junção dela com a moda. Tenho objetivo de crescer cada vez mais!”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.