Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Emirados Árabes adotam medidas para barrar gripe aviária
Da AFP
20/09/2005 | 13:56
Compartilhar notícia


Os Emirados Árabes Unidos decidiram nesta terça-feira proibir a importação de aves aquáticas da Ásia como parte de uma série de medidas para evitar mais casos da gripe aviária. O ministério da Agricultura e da Pesca também proibiu "temporariamente a importação de todas as aves selvagens e domésticas que não forem de criação".

As aves de criação ainda podem ser importadas de países asiáticos, mas apenas com um certificado de saúde veterinário, expedido por um laboratório declarando que o produto foi submetido a teste para gripe das aves. Segundo o ministério, as medidas foram adotadas de acordo com recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

O último caso de gripe aviária foi detectado na Coréia do Sul, em dezembro de 2003. Até agora, a doença atingiu 11 países, com a cepa H5N1 do vírus matando um total de 63 pessoas no sudeste asiático. A OMS teme uma possível pandemia caso o vírus sofra uma mutação e se torne facilmente transmissível a humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.