Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Gaultier leva tradiçao da alta costura para as passarelas
Do Diário do Grande ABC
18/01/1999 | 14:10
Compartilhar notícia


Saloes de mármore, modelos com nomes evocativos, como "Confidência" ou "Indiscriçao" anunciados em voz alta: Jean-Paul Gaultier retomou neste domingo o ritual da época de ouro dos desfiles de alta costura. Mas, embora a apresentaçao sem fundo musical tenha pretensoes clássicas, nao existe nada de convencional em sua coleçao de verao. Apenas uma retomada da nostalgia revelada pelos penteados, que evocam os anos 60.

A moda de Gaultier é de grande pureza: vestidos longos plissados em tom marfim com cinturao prateado, terninho de corte masculino em crepe azul marinho, jaqueta que esconde um corpete de pele de tubarao. Sem esquecer as inovaçoes da temporada, como os echarpes cujas extremidades formam redinhas, os capuzes dourados que cobrem os dedos das maos ou o smoking batizado de "Triângulo eterno", composto de longa saia usada com tanga acompanhada de um leve jaquetao. Como únicos assessórios, grandes jóias africanas em ouro velho.

Dignos da época romana, os grandes vestidos drapeados pendem de um colar de prata amassada, enquanto penas de avestruz flutuam sobre uma bata hollywoodiana de musseline, um jeans desbotado envelhecido, ou um vestido justo acompanhado de saia ampla composta de 32 leques bordados, cuja criaçao bateu um recorde: levou duas mil horas de trabalho.

O britânico Alexander McQueen, estilista da Givenchy, se diverte fazendo o "retrato" dos moradores de um povoado francês, de acordo com a idéia um tanto estereotipada que ele faz da França. Uma atrás da outra, surgem na passarela mulheres comuns, algumas acompanhadas dos filhos, vestindo jaquetas creme e saias com talho na frente, vestidos-saia, túnicas brancas, e uma prostituta vestindo saia de couro e meia arrastao.

As épocas e os estilos se misturam. Uma amazona do século XIX entra ombro a ombro com uma marquesa do século XVIII toda vestida de rosa, enquanto uma viúva com vestido de cauda forrado de renda branca cruza com um arlequim brilhante.

Já Dominique Sirop defende uma idéia mais tradicional da costura. Suas clientes rejuvenescerao no próximo verao, vestindo terninhos de longas saias assimétricas, combinadas com leves blusas enfeitadas com plumas ou bordadas com fios de aço.

As top-models foram poucas nos desfiles e sua presença na apresentaçao da coleçao Versace despertou grande interesse. Foi a oportunidade de vez Kate Moss (que parecia um quilo mais gorda depois de sua internaçao em uma clínica de repouso londrina) e Naomi Campbell, escultural como sempre em uma tanga de couro negro. Agora, a irma do falecido Gianni Versace, Donatella, que desenha as coleçoes, persiste no estilo supersexi: jaquetas justas com saias evasé e vestidos decotados de cintura justa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.