Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Grupo invade terrenos em Diadema
Fabiana Chiachiri e
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
18/04/2003 | 21:09
Compartilhar notícia


Cerca de 420 famílias ligadas ao MSTD (Movimento dos Sem-Teto de Diadema) invadiram três terrenos particulares, na madrugada desta sexta-feira, em Diadema. Elas montaram tendas com lonas plásticas, mas policiais militares impediram a entrada de madeiras. Um dos terrenos fica na rua Vicente Feola, no Jardim Mafalda. Os outros dois ficam na avenida Pirâmide, no Jardim Inamar, próximo ao pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

Segundo coordenadores da invasão, ela foi planejada durante mais de seis meses. O grupo é formado por famílias que moravam nos bairros Casa Grande, Jardim Ruyce, Serraria e Campanário, entre outros, e se diz disposto a permanecer nas áreas ocupadas. Segundo Amaral, como se apresentou um dos coordenadores do MSTD, as famílias foram cadastradas e receberam carteirinha. “Organizamos tudo antes de entrar. Somente quem participou das reuniões soube da invasão.” Amaral disse que cerca de 80% das pessoas pagavam aluguel e 20% viviam de favor com parentes.

O objetivo do grupo é forçar os proprietários a negociar a venda das áreas para as famílias por um preço acessível. “Não queremos nada de graça. Somos trabalhadores e nossa intenção é comprar um pedaço de chão para construirmos nossas casas. Gostaríamos que os proprietários dessas terras, que não produzem nada, viessem conversar conosco para entrarmos em um acordo” disse Milton Luiz, 41 anos, líder do MSTD.

Milton, que lidera o movimento desde 1988, afirmou que o máximo que poderiam pagar seria R$ 70 por metro quadrado. “Queremos negociar com os donos. Se existe essa terra abandonada e que não tem serventia para nada, porque não vendem para nós?”, disse.

Segundo um dos coordenadores do movimento, que não quis se identificar, os terrenos têm dívidas de impostos com a Prefeitura. “Essa é uma maneira de ajudarmos o prefeito e nos ajudarmos ao mesmo tempo. Quem sabe assim a Prefeitura consegue receber o que essas pessoas devem e nos ofereçam um pedaço de chão?”

Policiamento – Um boletim de ocorrência foi registrado no 3º Distrito Policial de Diadema por uma representante da Paranoá Tapetes, empresa proprietária do terreno da rua Vicente Feola. De acordo com o BO, cerca de 100 invasores quebraram o muro dos fundos da empresa e começaram a construir tendas. Até a tarde desta sexta-feira, os donos dos terrenos da avenida Pirâmide não haviam registrado queixa na polícia.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram designadas a ficar na avenida Pirâmide para evitar que novos invasores levassem materiais de construção para os terrenos, mas os invasores entravam com os materiais por um buraco nos fundos. Nenhum policial ou guarda civil vigiava o rombo no muro.

De acordo com um policial militar, entre 13h e 15h foram mais de 50 pessoas com madeiras foram abordadas tentando chegar ao local. A polícia não vai entrar nas áreas ocupadas antes de os proprietários conseguirem na Justiça mandados de reintegração de posse. O clima era tranqüilo até as 19h, apesar de ameaças terem sido feitas durante o dia pelos invasores.

O MSTD é responsável por invasões na cidade desde 1989, entre elas áreas do Jardim Gazuza, Morro do Samba, Vila Socialista, Vila Nova e Núcleo Vinícius de Moraes, onde atualmente moram cerca de 3.650 famílias, segundo a coordenação do MSTD.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.