Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Entidade de S.Bernardo faz trabalho social por meio do lixo
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
02/12/2004 | 09:30
Compartilhar notícia


Um verdadeiro trabalho de formiguinha marca os dez anos do posto de coleta seletiva do Centro Comunitário Beneficente e Cultural Nossa Senhora Aparecida. A entidade, localizada no bairro Paulicéia, em São Bernardo, chegou a um resultado surpreendente: o recolhimento e separação mensal de 8 toneladas de lixo reciclável. O trabalho da entidade recebe nesta quinta menção honrosa do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), que recebeu inscrições de projetos de todo o país.

Para conseguir a colaboração da comunidade, a entidade não recorreu a nenhum processo mirabolante. Por meio de folhetos das missas da paróquia, do processo boca-a-boca e do esforço de pessoas carentes atendidas pela entidade o trabalho ganhou reconhecimento. Os principais responsáveis por essa façanha são quatro migrantes nordestinos anônimos, que vestiram a camisa da educação ambiental e se tornaram funcionários da instituição.

O líder do grupo, o pernambucano Severino Paulino dos Santos, 47 anos, afirma que o mais gratificante em seu trabalho é poder ser responsável no reaproveitamento do lixo das ruas. “Para mim e para os meus companheiros, o mais importante, além do retorno financeiro, é ensinar às crianças e aos jovens que o lixo não é lixo e que pode ser pelo menos 80% reaproveitado.”

O trabalho realizado por Santos e mais três colegas no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida ganhou projeção nacional. O programa de coleta seletiva do grupo vai receber nesta quinta menção honrosa entre os nove finalistas da região Sudeste que disputaram o primeiro lugar da 2ªedição do Prêmio Cempre.

Histórico - O Centro Comunitário foi inaugurado em 1991 e está ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Paulicéia. Além da atuação ambiental, a instituição mantém um trabalho assistencial com 70 famílias carentes e 120 crianças residentes em favelas de Diadema. Esse trabalho é realizado em parceria com a base comunitária da Polícia Militar, a Universidade Metodista de São Paulo e o Frigorífico Marba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.