Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

UE envia missão de 130 observadores à Venezuela
Da AFP
21/11/2006 | 17:35
Compartilhar notícia


A União Européia enviou à Venezuela 37 observadores, de uma missão que contará com 130 pessoas, para as eleições presidenciais do dia 3 de dezembro. Eles se mobilizarão em 17 dos 23 Estados do país, além da capital Caracas.

A missão eleitoral, que será coordenada pela a eurodeputada Monica Frassoni, divulgará seu relatório preliminar um ou dois dias depois do pleito.

"Os observadores internacionais europeus realizarão seu trabalho segundo os princípios de imparcialidade, objetividade e não intromissão (...) de acordo com as normas nacionais e internacionais", declarou a eurodeputada, que pertence ao Grupo dos Verdes.

A observação européia incluirá uma análise do sistema de voto eletrônico, além do monitoramento da cobertura de cinco redes de televisão e seis jornais.

Chegarão para se somar à missão na Venezuela parlamentares independentes do Parlamento Europeu ou de parlamentos nacionais.

As eleições venezuelanas serão observadas também pela Organização dos Estados Americanos e, parcialmente, pelo Centro Carter.

O presidente Hugo Chávez tenta a reeleição e é o favorito nas pesquisas de intenção de voto, à frente do candidato opositor Manuel Rosales, governador do estado de Zulia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.