Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

"Santo André livre terra querida..."

"Memória" de hoje merece copiar os versos famosos do Hino de Santo André, da letra do professor José do Amaral Wagner para a música...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Memória" de hoje merece copiar os versos famosos do Hino de Santo André, da letra do professor José do Amaral Wagner para a música do professor Luís Carlos de Castro. Porque esta foto sintetiza toda a história da cidade, um presente que ganhamos de Nelson Manias, natural de Santo André. Estamos no Largo da Estátua, provavelmente no tempo da Segunda Guerra Mundial.

A grande reta é a sequência das Ruas Luiz Pinto Flaquer e Coronel Fernando Prestes apontando para os lados da então chamada Vila de São Bernardo. Santo André agora era a sede geral do município e São Bernardo apenas sede de distrito - ela que fora, até 1938, sede do Grande ABC.

Política administrativa de lado, o que vale é a imagem com o casario levantado a partir da virada do século 19 para o século 20. Com o destaque do primeiro salão que serviu ao Cine-Teatro Carlos Gomes, de 1912, hoje localizado na Rua Senador Flaquer.

Vejam os carros estacionados e o caminhãozinho em direção a São Bernardo. Observem o soldado que passa, solitário - daí porque imaginamos que fosse no tempo da guerra. Bem ao centro o pedestal com o busto de José Luiz Flaquer, o senador Flaquer, inaugurado em 1º de maio de 1932.

O muro interliga a Luiz Pinto Flaquer (em primeiro plano) com a Rua Coronel Oliveira Lima, a mais comercial das vias públicas da cidade 60 ou 70 anos atrás e ainda hoje, agora com o calçadão.

Das várias gerações de andreenses - e moradores do Grande ABC - todos têm muitas histórias a recordar deste cenário. Afinal, quem morava em São Bernardo, em Mauá, em Ribeirão Pires, em Rio Grande (da Serra), em Utinga ou Capuava, e mesmo em São Caetano, acostumou-se a pegar ônibus ou trem para fazer compras na Oliveira Lima e suas vias próximas. Dizia-se: em Santo André é mais barato.

Em relação à foto, as Lojas Americanas demorariam alguns anos mais a chegar, como atração a mais do comércio andreense. E naquele tempo, o Primeiro de Maio ainda tinha sede em plena Oliveira Lima.

Almanaque

João Carlos Raposo Resende

Nascimento: Santo André, 5 de agosto de 1954.

Vereador: 1997 a 2008.

Partidos: PMDB - PSDB - PV - PP.

Filho do ex-vereador João Raposo Resende Filho, com atuação na área abrangida por vilas como a América, Guaraciaba, Homero Thon, Humaitá, Guarani e Progresso.

Osvaldo Vieira de Moura

Nascimento: Simplício Mendes (PI), 5 de agosto de 1935.

Vereador: 1993 a 2004.

Partidos: PMDB.

Mudou-se para Santo André em 1958. Fixou-se no Parque Novo Oratório. Trabalhou na Ford. Hoje é corretor de imóveis.

Rapaziada do Rudge

Renato Müller, Ricardo (lavanderia), Roberto (bode), Roberto (Branco), Roberto Chiavone, Ronaldo (pozinho), Rubens Souza, Rui Campoi, Serafim e Sérgio (Cereja).

Homens maduros hoje, eles são os jovens dos anos 1960 em Rudge Ramos, com seus reencontros periódicos e uma alegria muito grande de reviver os tempos de juventude em Rudge Ramos, São Bernardo.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

A vida é um pomar que precisa de cuidados especiais para produzir. Importante que o terreno seja limpo e as árvores adubadas. E não esperar que os frutos amadureçam e caiam, bicados por passarinhos. Os melhores são colhidos no pé.

Também é preciso trabalho e suor para buscar novos horizontes, não se contentar com o terreno ao redor. Jamais esperar o cavalo passar, é necessário ir atrás, correr. Nada se consegue com acomodação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 5 de agosto de 1979

Manchete - Caminhoneiros rejeitam os 21%. Greve pode deixar Grande São Paulo sem transportes.

Diadema - Estado entregará quatro novas escolas em 1980: Vila Nogueira, Jardim Sapopemba, Jardim Santa Luzia ou Jardim ABC e Parque Reid.

Incêndio - Dois ônibus foram destruídos ontem pelo fogo que começou no setor de borracharia da empresa Viripisa, em Ribeirão Pires.

Especial - Jornalista Zeilton de Oliveira focaliza os quatro meses do Comitê Brasileiro pela Anistia, regional ABC, presidido por João Batista Silva.

Imprensa - Começa a circular o jornal mensal "Informação/Resumo Jovem", dirigido pelos professores Paolo Gambogi e Paulo Roberto de Francisco e editado pelo jornalista Edison Motta.

EM 5 DE AGOSTO DE...

1909 - Kazys Palivanas (Casemiro) nasce na Lituânia. Ele foi pioneiro no Recreio da Borda do Campo, em Santo André.

- José Luiz Flaquer, de São Bernardo, é indicado delegado do Partido Republicano.

1959 - Alunos da Escola Industrial Júlio de Mesquita, de Santo André, deflagram greve por melhores condições de ensino.

HOJE

Dia de Bom Jesus, padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas do Grande ABC.

Dia Nacional da Saúde.

SANTOS DO DIA

Afra, Cassiano, Emídio e Osvaldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.