Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Fiscalização
Governo de SP faz acordo com iFood para identificar entregadores

Intenção é facilitar liberação de funcionários de aplicativo durante abordagens da PM

Lorena S Ávila
Do Diário do Grande ABC
19/08/2022 | 08:23
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo de São Paulo anunciou parceria com o iFood, aplicativo de serviços de entrega, que vai facilitar o reconhecimento de entregadores da plataforma durante blitz ou outras abordagens policiais em todo o Estado.

A iniciativa foi proposta depois de vários relatos de golpes aplicados por criminosos que se passam por entregadores. Há também casos de assaltantes que fingem trabalhar para o aplicativo.

O novo sistema tecnológico se chama Interface de Programação de Aplicação, um software integrado que permite o reconhecimento imediato dos entregadores cadastrados, inclusive com acesso ao percurso de entrega que o motoqueiro esteja fazendo no momento da abordagem. O iFood garante que apesar desse intercâmbio de informações, a polícia não vai reter dados dos funcionários do aplicativo.

“Estamos comprometidos com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro. O uso da tecnologia no cenário da segurança pública traz uma solução viável e atualizada”, disse João Sabino, diretor de políticas públicas da empresa.

Em 2021, aumentou o número de denúncias de golpes aplicados por bandidos que se cadastraram na plataforma e se passaram por entregadores. De acordo com dados do Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo), apenas no primeiro semestre do ano passado foram 186% de alta nas reclamações de clientes vítimas do crime de extorsão.

ROTINA DIFÍCIL

Adriano Miguel do Carmo Brito, que faz entregas para uma rede de fast-food, diz que as abordagens são recorrentes.

“Acredito que esse novo sistema do iFood vai ajudar muito e facilitar a nossa rotina”, afirma Brito.

A iniciativa do iFood será expandida para outros Estados do Brasil, onde negociações já estão em andamento. O Rio de Janeiro deverá ser o próximo a validar a parceria com o aplicativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.