Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

NASA divulga som emitido por buraco negro; ouça a gravação
Bianca Bellucci
Do 33Giga
06/05/2022 | 10:55
Compartilhar notícia


A ideia de que não há som no espaço começou a ser desmistificada em meados de 2003. À época, o telescópio Chandra X-ray identificou que ondas de pressão emitidas pelo buraco negro no centro da galáxia Perseus causavam ondulações no gás quente ao seu redor. Esses movimentos podiam ser traduzidos para uma nota inaudível para os terráqueos – até agora. Um novo experimento da NASA conseguiu ressintetizar os sinais para o alcance da audição humana.

Leia mais:
Veja foto do Sol com a maior resolução já capturada até hoje
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
10 músicas que fazem referência a extraterrestres e ao espaço

Na prática, o som emitido pelo buraco negro foram escalados em 57 e 58 oitavas acima do tom verdadeiro. Isso significa que é possível ouvi-los apenas porque estão 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes acima da frequência original. Você pode conferir o resultado no vídeo:

É válido ressaltar que as regiões em azul e roxo indicam os dados coletados pelo telescópio Chandra X-ray. Além disso, o indicador, que gira como se fosse um radar, permite que o usuário ouça o som emitido pelo buraco negro da galáxia Perseus em diferentes direções.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.