Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Mostra marca início de diálogo entre artistas brasileiros e ingleses
Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 16:02
Compartilhar notícia


Para estabelecer um início de diálogo entre brasileiros e ingleses, a diretora da Divisao de Curadoria do MAC, Kátia Canton, organizou a mostra Receptáculos, que reúne obras de três artistas, Beth Moysés, Sandra Tucci e Shirley Paes Leme. A exposiçao nao é exatamente o contraponto do racionalismo inglês, mas revela, segundo a curadora, a convergência para um lado mais emocional e afetivo da arte. Esses "receptáculos" sao, segundo ela, recepientes para novos conteúdos, propostos pelas três artistas.

Questoes como a experiência existencial e a passagem do tempo sao tratadas de maneira alegórica, de acordo com a curadora. Sandra Tucci mostra quatro réplicas de coraçao de boi em aço inoxidável, cada um delas banhada por uma luz específica, numa referência às pesquisas cromáticas de Kandinski e seu ensaio sobre o espiritual na arte.

Beth Moysés tenta uma representaçao metafórica da passagem do tempo com travesseiros de cetim forrados de terra, numa obra que conjuga vida amorosa, o papel da mulher e o sentido da fecundaçao num mundo à beira do colapso.

Já Shirley Paes Leme tem um trabalho mais formal e construtivo, segundo a curadora. Também traça uma correspondência visual da passagem de tempo por intermédio de três cubos de metal que têm em seu interior galhos de eucalipto, cinza e fumaça. "O cubo é uma redoma e seu conteúdo funciona como escritura organizadora de todo esse processo", explica Kátia Canton.

A mostra brasileira está no mesmo pavilhao das mostras inglesas, que deverá ser futuramente reformado. Essa reforma está sendo planejada por arquitetos e técnicos da Prefeitura, da Fundaçao Bienal e do próprio MAC, mas ainda nao foi marcada uma data para o início das obras. Segundo o diretor do museu, Teixeira Coelho, é muito difícil a convivência do MAC com a Bienal, porque no Pavilhao Ciccilo Matarazzo sao realizadas feiras que acabam atrapalhando até o acesso à rampa que leva os visitantes ao terceiro andar do prédio, onde funciona o museu. Apesar disso, outras grandes mostras estao programadas para este ano, entre elas uma organizada por Cristina Freire sobre arte conceitual, utilizando obras do próprio acervo do museu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.