Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Seu negócio
>
Seu Negócio
O Exército e os 200 anos da Independência
Por Simpi
27/04/2022 | 10:12
Compartilhar notícia


Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822 como órgão subordinado ao Ministério da Defesa, após a independência do país do Reino de Portugal. Assim como a Marinha e Aeronáutica, o Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas e como instituição nacional permanente e comprometida com a defesa da pátria, trabalha para garantir os poderes constitucionais e a ordem em território brasileiro. “Nosso desafio hoje é manter essa força de atuação com os recursos escassos por conta das dificuldades orçamentárias. A prioridade é o investimento em defesa e manter nossas capacidades plenas para que não sejamos surpreendidos. A preocupação é que temos um gigante para tomar conta chamado Brasil”, declara o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante Militar do Sudeste, em entrevista exclusiva ao programa ‘A Hora e a Vez da Pequena Empresa’, que pode ser visto no YouTube. 

O Exército Brasileiro tem na sua subdivisão a força terrestre, que são os Comandos Militares de Área, ao todo, oito no Brasil. Sendo o Comando Militar do Sudeste, responsável pelo Estado de São Paulo, o único que responde por apenas um Estado, evidenciando a pujança de São Paulo para a Nação, nas palavras do General Ribeiro Paiva. “São Paulo é o motor do Brasil, maior poder econômico do país. Portanto, o Comando Militar do Sudeste está situado na região mais importante do Brasil”, afirma.

Como parte da estratégia de aprimoramento do Exército Brasileiro, no fim do ano passado houve uma operação combinada entre as tropas brasileiras e dos Estados Unidos, chamada Core, composta por exercícios militares programados. “Foi a primeira vez que tropas norte-americanas vieram ao Brasil para atuar. Esse tipo de interação com tropas de outros países promove um compartilhamento das melhores práticas, o que fortalece a atuação interna. Neste ano, o exercício será nos Estados Unidos, onde também haverá intercâmbio com exercício de tropa”, explica.

O general Tomás Ribeiro Paiva, que já foi chefe do Decex (Departamento de Educação e Cultura do Exército), destacou o papel estratégico da educação para o Brasil. “O Exército Brasileiro sempre deu muita importância à educação e à cultura. Durante a pandemia nosso sistema de formação acadêmica e científica não parou. Conseguimos manter todos os colégios militares funcionando, obedecendo as medidas sanitárias e, na primeira oportunidade, as aulas presenciais foram retomadas”, ressalta. 

Dia do Exército Brasileiro – comemorado em 19 de abril, data que homenageia a força e presença do Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção do território e nação. É celebrado nesta data em memória à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, em Pernambuco. Na ocasião, um grupo de brasileiros de diferentes etnias se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.


Este material éproduzido pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústriado tipo Artesanal do Estado de São Paulo) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.