Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Coluna Memória
Titular do Corinthians. Seguindo os passos de Rivellino. Viagens. Desafios. A contusão.

Adnan e Luiz Américo, os meninos de ouro que Ribeirão Pires revelou para o futebol. Memória retoma a narrativa gravada para a Semana Ribeirão Pires 2022. Com a palavra, Adnan...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/04/2022 | 05:13
Compartilhar notícia


Aquela “entrada” do Zé Oto
Depoimento: Adnan Abou Rizk

Minha estreia como profissional de futebol foi em São Bernardo, no Volkswagen Clube, quando o Corinthians de Flavio e Rivellino enfrentou a Seleção de São Bernardo. O Corinthians ganhou de 3 a 0, gols meu, do Flávio e do Luiz Américo. Ganhei a titularidade.

Joguei contra o Náutico, o São Paulo e outros times, cheio de moral. No rádio, quando me recuperava de séria contusão, feliz, ouvi pelo rádio na nossa loja em Ribeirão Pires, um comentário do radialista Braga Júnior:

- O Corinthians é um time de sorte. Revelou Rivellino e agora o Adnan.

Tudo andava bem até que sofri a contusão num jogo contra o Bahia, no Pacaembu. Foi num lance em que sofri pênalti que originou o gol da vitória por 1 a 0. Eduardo fez o gol.

Quem me atingiu nos ligamentos do joelho direito foi o jogador Zé Oto. Dois meses parado. Até vieram me entrevistar em Ribeirão Pires, enquanto me recuperava.

Recuperado, fui escalado para um jogo com o Palmeiras, no Morumbi. Primeiro tempo, e o Palmeiras vencia por 2 a 0. No intervalo, o técnico Aimoré Moreira comunicou que eu seria substituído por um atacante. Era meio-campo e o Corinthians precisava de gols. Depois não tive mais chance como titular. Entrava no segundo tempo, jogava 15 minutos. Então fui transferido para o Juventus.

Crédito da foto 1 – Acervo: Adnan

REPORTAGEM. Adnan na meia-direita do Corinthians: titular antes da contusão que o afastou por dois meses do futebol

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 27 de abril de 1972 – ano 14, edição 1827

MANCHETE – São Paulo sai às ruas para saudar o almirante Américo Thomaz, presidente de Portugal.

DIADEMA – A cidade não progrediu como era necessário. Após 12 anos de instalação, está beirando o estado de calamidade.
NOTA – O Diário citava dez pontos negativos registrados em Diadema, da falta de rede de esgoto e água canalizada à falta de um plano que a médio ou curto prazo contornasse a situação.

ESPORTES – Liga Santo-Andreense de Futebol elege José Vicente Guerra o Esportista do Ano.

EM 27 DE ABRIL DE...

1902 – Do correspondente em São Bernardo do Estadão: causou grande surpresa a nomeação do padre João de Angelis para substituir o antigo vigário desta vila, padre Luiz Gonzaga que, enfermo, se retira para a Europa.

Todos os católicos daqui esperavam que tal nomeação recaísse na pessoa do atual coadjutor, padre Nicolau Paragio que, a contento geral, está há cerca de quatro meses desempenhando todas as funções de pároco.

Não sabemos se a nomeação do novo vigário tem algum “dente de coelho”.

Vai ser endereçado ao bispo diocesano uma representação firmada por mais de 300 cidadãos pedindo ao ilustre prelado para que seja traduzido em fato aquele justo desejo dos habitantes desta vila.

NOTA DA MEMÓRIA – Não sabemos se a representação citada pelo correspondente do Estadão foi encaminhada. O certo é que o padre João Miguel de Angelis permaneceu à frente da Matriz de São Bernardo entre maio de 1902 e abril de 1904, segundo relato de Wanderley dos Santos em seu livro-clássico “Antecedentes Históricos do ABC Paulista”.

1922 – Foi encontrada no cemitério de São Bernardo uma criança recém-nascida, do sexo feminino. Um empregado da necrópole apresentou a criancinha à autoridade local, que a encaminhou para São Paulo. A criança foi internada no asilo dos expostos.

1952 – Santo André nomeava uma comissão encarregada dos festejos do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, que transcorreria em 1953.

1997Diário do Grande ABC apresenta o projeto Raio X das Câmaras, a ser lançado na primeira semana de maio.

Reaberta a sede do clube União Lira Serrano, de Paranapiacaba.

HOJE
Dia da Empregada Doméstica
Dia do Engraxate


SANTOS DO DIA

Zita (Itália 1218-1272). Empregada Doméstica durante 30 anos em Lucca.
João XXIII
João Paulo II
Bem-Aventurado Tiago Alberione


MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Bom Sucesso de Itararé. Elevado a município em 1991, quando se separa de Itararé.

Em Minas Gerais: Araporã, Carandaí, Carneirinho, Divisópolis, Jaiba, Lagoa Grande, Leopoldina e Pedras de Maria da Cruz.

E mais: Altamira do Paraná; Casserengue e Serra Branca (Paraíba); e Sapeaçu (Bahia).

Falecimentos 

Santo André

Maria Garro Molan, 97. Natural de Dois Córregos (São Paulo). Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 22, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

Claude Edouard Barbe, 91. Natural da França. Residia no bairro Jardim, em Santo André. Dia 20, em São Bernardo. Cemitério de Vila Mariana, em São Paulo, Capital.

São Bernardo

Maria de Lourdes Bagaglia Maluli, 94. Natural de Fartura (São Paulo). Residia no bairro Santo Antonio, em São Caetano. Dia 22. Cemitério de Vila Euclides.

José Moura de Santana, 91. Natural de Antas (Bahia). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 22, em São Bernardo. Cemitério Municipal de Lagoa de Batico (Bahia).

São Caetano

Maria José Ferrão Leão, 89. Natural de Dom Viçoso (Minas Gerais). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 19. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Raquel Buzo da Silva, 36. Natural de São Caetano. Residia no bairro Batistini, em São Bernardo. Dia 21, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Erasmo Pereira de Lima, 82. Natural de Caruaru (Pernambuco). Residia no bairro Piraporinha, em Diadema. Dia 19. Cemitério Municipal de Diadema.

José Manoel Barboza, 81. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Centro de Diadema. Dia 22, em Santo André. Jardim da Colina.

Mauá

Guerino Caviquioli, 86. Natural de Assis (São Paulo). Residia no Jardim Pedroso, em Mauá. Dia 21, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pìres

Romilda Luppi Gaspar, 101. Natural de Ribeirão Pires. Residia na Vila Zampol, em Ribeirão Pires. Dia 22. Cemitério São José.

Mario Fernando Gaspar, 65. Natural de Paranapiacaba. Residia na Vila Zampol, em Ribeirão Pires. Dia 22. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.