Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Investimento
Hospital da Mulher vai ser inaugurado até fim do ano

São Bernardo investe R$ 44 milhões em equipamento de saúde, que vai contar com 169 leitos de internação e UTI

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
29/01/2022 | 04:47
Compartilhar notícia
Divulgação


Chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) trabalha com a expectativa de entregar o Hospital da Mulher até o fim deste ano. O equipamento será utilizado exclusivamente para atender pacientes do sexo feminino. A unidade está sendo construída no antigo prédio do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo), no bairro Nova Petrópolis.

Ontem, o prefeito Orlando Morando apresentou o modelo do quarto do hospital, que contém cama, berço, mesa de cabeceira, poltrona, mesa de refeição e sanitário. Tudo isso em 19,5 metros quadrados. Ao todo, o hospital deverá contar com 169 leitos neste padrão e que serão utilizados para acomodar as pacientes e também recém-nascidos. O investimento é de R$ 44 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). 

“O andamento das obras está evoluindo bem, com toda a estrutura de concreto armado concluída, bem como a execução do acabamento externo. Em breve, as mulheres da nossa cidade passarão a contar com uma estrutura de saúde especializada moderna, confortável e centralizada. Com o futuro AME e Rede Lucy Montoro, nossa cidade vai se consolidar ainda mais como referência na saúde pública, com hospitais modernos e de primeiro mundo”, destacou Orlando Morando.

O Hospital da Mulher também ofertará pronto atendimento ginecológico e obstétrico, leitos de internação e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), centro cirúrgico, ambulatórios, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, como tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia. O novo equipamento irá concentrar todo atendimento de saúde da mulher em um único local. Hoje, os atendimentos ao público ocorrem no HMU (Hospital Municipal Universitário) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, ambos no bairro Rudge Ramos.

De acordo com o Executivo, o ganho com a instalação deste novo equipamento será enorme para a saúde da mulher que vive em São Bernardo.

A administração de Orlando Morando avalia que conseguirá ampliar a capacidade atual de atendimento em 41 leitos. Hoje, o HMU oferece 128 vagas e com a entrega do novo equipamento, o município passará a contar com 169. Dez serão destinadas ao atendimento de UTI adulto e 25 à UTI neonatal. O espaço onde ficará o Hospital da Mulher tem, ao todo, 20 mil metros quadrados.

Desde 2017 São Bernardo vem ganhando amplo investimento na área da Saúde. Além da entrega de três Centros de Atenção Psicossocial e do Pronto-Atendimento do Taboão, que foi reaberto à população, a administração ampliou o atendimento do Hospital de Clínicas, que hoje funciona com 100% da capacidade. Além disso, a Prefeitura entregou dois novos hospitais, o Anchieta, com 100 leitos, e o de Urgência, com 250.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.