Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Coluna Memória
Maria vai à escola. Segue a pé pela Joaquim Nabuco. E traz o boletim para o pai assinar.

Naquele início da década de 1930, a Via Anchieta estava em projeto. Logo as carrocinhas puxadas por burros iriam iniciar as obras. A Linha Jurubatuba, aberta em 1877, mantinha o nome original, interligando a Vila de São Bernardo ao Alvarenga, cortando as colônias que produziam de tudo um pouco para o sustento da cidade, Santo André, São Caetano, São Paulo e Santos. Tempos rurais aqueles..

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/01/2022 | 05:24
Compartilhar notícia


Maria Tereza Zampieri Rocco, vocês sabem, completou 100 anos em 25 de novembro de 2021. Começou a contar sua história no ano passado. E prossegue descobrindo coisas boas da sua história, ela que sempre foi uma menina zelosa e cuidadosa.

Por meio da neta Cássia, dona Maria Tereza – a querida Maria Bananeira – enviou à Memória dois dos seus boletins do Grupo Escolar de São Bernardo, um de 1931, quando estava no segundo ano, e o de 1932, do terceiro ano. Por isso que dizemos que a Via Anchieta ainda não existia e todo transito entre São Paulo e Santos passava pela Rua Marechal Deodoro, no Centro da Vila.

A menina Maria Tereza nunca repetiu o ano escolar. O boletim de 1931 traz o nome da professora Ana Gomes; o de 1932, professora Otacília Berlinh Cardoso. Mês a mês, a assinatura do pai, Mario Zampieri. Boas notas tinha Maria, que tirou o diploma no ano seguinte.

O diploma traz o endereço dos Zampieri: rua Joaquim Nabuco, 55-A – o mesmo lugar onde dona Maria reside hoje – pouco antes termina a Rua Joaquim Nabuco, no quilômetro 22,5 da Via Anchieta; a travessa à direita, embicando para a pista ascendente da Anchieta, recebeu o nome de Francisco Adamo, dos Adamo vizinhos antigos dos Zampieri.

Da sua casa ao grupo escolar, a pequena Maria gastava uns 15 minutos de caminhada. Passava pela vacaria dos Sabatini, onde estão hoje o PS Municipal e o colossal hospital recentemente inaugurado para atender às vitimas do Covid. Na infância, juventude e início da vida de mulher casada e prendada de dona Maria, o panorama era rural. São Bernardo era verdadeiramente uma cidade “do Campo”.

LEMBRANÇAS. Os boletins escolares bem guardados de 90 anos atrás e dona Maria com o marido Mario Rocco e o caçula Mario Junior em 1957: um retrato da São Bernardo do passado

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Álbum pessoal

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 23 de janeiro de 1972 – Ano 14, edição 1748

CULTURA & LAZER – Descoberta em Santo André tela de pintor do século XVIII. Escreve Enock Sacramento em sua coluna de arte:
O sr. Jorge Guimarães Lopes da Costa, residente em Santo André, à Rua Almirante Tamandaré, 258, casa 4, e professor de matemática no Colégio Estadual Felício Laurito, em Ribeirão Pires, tem em seu poder uma tela de 121 x 82 centímetros atribuída a Giovanni Antonio Canal, “Il Canaletto”, um dos maiores pintores italianos do século XVIII.

Segundo o professor, a tela retrata o casamento do supremo magistrado da antiga República de Veneza.

A pintura a óleo foi restaurada em 1966.


SANTOS DO DIA

Francisco de Sales (França 1567-1622, bispo e doutor). Padroeiro dos Jornalistas. Passou a vida toda escrevendo. É dele o seguinte pensamento: "Quando alguém está amando, dizem os namorados que o mundo inteiro nos fala da pessoa amada".
José Timóteo Giaccardo. Bispo e mártir. Foi o grande discípulo de São Paulo, que o convertera. Por isso, a Igreja o comemora na véspera da festa do apóstolo.

EM 24 DE JANEIRO DE...

1902 - O Partido Republicano Dissidente de São Paulo decidia concorrer às eleições de 1º de março (de 1902) e lançava, à Presidência da República, o dr. Ubaldino do Amaral Fontoura, residente em São Paulo.

O Município de São Bernardo tinha dois representantes entre os convencionais: Agenor de Camargo e dr. José Francisco de Paula Novaes.

O jornal “O Estado de S. Paulo” defendia outro nome à Presidência, Quintino Bocaiuva, mesmo reconhecendo que a vitória seria dos governistas, dr. Rodrigues Alves à frente.

1917 – Jornais de São Paulo informam que o Distrito de Paz de São Caetano será instalado até o final de janeiro. Erraram por pouco. A instalação ocorreu em 6-2-1917.

1922 – Resultado da eleição realizada em 13 de janeiro na Câmara Municipal de São Bernardo para o corrente ano: presidente, senador José Luiz Flaquer; vice-presidente, Italo Setti; prefeito, Saladino Cardoso Franco (reeleito); vice-prefeito, João Domingos Perrella; secretário, João Baptista Lima Junior.
Comissões: Justiça e Contas, Italo Setti e João Baptista de Oliveira Lima Junior; Obras Públicas e Higiene, André Reinhart e João Domingos Perrella.
¦ Lançado o livro ”Contabilidade Industrial”, de Francisco d’Aurea (Ed. Brasileira).

1957 – Fundada a Acascs (Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul).

1987 – Notícias do Diário:
Chuvas provocam desabamentos e falta de energia elétrica no Grande ABC.
Fogo destrói a indústria química Mipei, no km 32 da Estrada Velha do Mar, em São Bernardo.
Titãs no Aramaçan.

HOJE
Dia da Previdência Social
Dia Nacional dos Aposentados

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam hoje: no Rio Grande do Sul, Carazinho; no Piauí, Guaribas, São João da Varjota e Sebastião Leal; no Pará, Portel; e no Amazonas, Urucurituba.

Falecimentos 

Santo André

Baptista Guilherme, 89. Natural de São José do Rio Pardo (São Paulo). Residia no Parque Capuava, em Santo André. Dia 15. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Paulina Alonso dos Santos, 88. Natural de Severínia (São Paulo). Residia no bairro Pinheirinho, em Santo André. Dia 19. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Amadeo Martinelli, 85. Natural de Santo André. Residia no Parque Oratório, em Santo André. Dia 17, em São Bernardo. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Benedita Cavalheiro da Silva, 90. Natural de Itapecerica da Serra (São Paulo). Residia no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo. Dia 18. Cemitério da Paulicéia.

Yolanda Carlota da Silva, 88. Natural de Ubatuba (São Paulo). Residia no Jardim Santo Inácio, em São Bernardo. Dia 19, em Santo André. Jardim da Colina.

São Caetano

Neide Louzano de Filippis, 84. Natural de São Caetano. Residia no bairro Mauá, em São Caetano. Dia 18. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Naôr Vieira de Souza, 84. Natural de Nova Granada (São Paulo). Residia no bairro Mauá, em São Caetano. Dia 16. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Francisco Artur Lopes, 68. Natural de São Caetano. Residia no bairro Cerâmica, em São Caetano. Dia 14. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Diadema

Antonio Vicente da Silva, 84. Natural de João Pessoa (Paraíba). Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 15. Vale da Paz.

Mauá

Deolinda Barrera Brancalião, 93. Natural de Campinas (São Paulo). Residia na Vila Bocaina, em Mauá. Dia 19, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Ribeirão Pires

Mário Pereira dos Santos, 76. Natural de Santa Luz (Bahia). Residia na Quarta Divisão, em Ribeirão Pires. Dia 17. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.