Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

ElBaradei: Irã está pronto para concessões sobre programa nuclear
Da AFP
24/05/2006 | 19:46
Compartilhar notícia


O diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed ElBaradei, afirmou nesta quarta-feira que o Irã está pronto para renunciar a seu programa de enriquecimento de urânio por muitos anos dentro de um acordo geral com o Ocidente.

Segundo ElBaradei, que se reuniu na semana passada com o principal dirigente iraniano encarregado da questão nuclear, Ali Larijani, as atividades de pesquisa nuclear que Teerã deseja manter não estão sujeitas à regulamentação.

Diante da pressão de países ocidentais que vêem o programa iraniano como uma fachada para se obter a bomba atômica, Teerã tem defendido seu direito de enriquecer urânio para fins pacíficos.

"Os iranianos, até onde sei, estão de acordo sobre o princípio de que, durante alguns anos, seu enriquecimento de urânio seja vinculado a um consórcio internacional situado fora do Irã", comentou ElBaradei.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.